Crítica | O Caçador
Estevam Avellar/TV Globo
Aílton Graça e Cauã Reymond em cena de O Caçador, série da Globo que estreou nesta sexta-feira (11)
RAPHAEL SCIRE
Publicado em 11/4/2014 - 23h13
Atualizado em 12/4/2014 - 0h16
Cauã Reymond está de volta e trouxe consigo toda a beleza e sex appeal que servem de chamarizes para audiência. Pouco tempo depois de dar vida ao sedutor Leandro Dantas, de Amores Roubados, o ator interpreta agora o protagonista da série O Caçador. André é um ex-policial que, após ser preso injustamente, torna-se um caçador de recompensas. A série é, sobretudo, dele, mas não é só dele.
O texto da nova produção da Globo é assinado por uma dupla que já acumula experiência no gênero policial: Marçal Aquino e Fernando Bonassi, de Força Tarefa (2011). O time é completado ainda por José Alvarenga Jr., que atua também como diretor, junto com Heitor Dhalia, de Serra Pelada.
A estética cinematográfica é perceptível nas muitas locações que servem de cenário _até mesmo a cenografia foge do padrão das telenovelas, um ponto para a série_ e também em momentos introspectivos, em que os diálogos dão lugar ao silêncio e à reflexão, coisa rara na televisão. Há tomadas mais ousadas, ágeis, com uma câmera nervosa a acompanhar as perseguições, ainda que isso seja um clichê do gênero.
Assim como em Amores Roubados, o sexo também está presente em O Caçador, mas a série não se limita a isso. A história é aprofundada, com destaque para as conflituosas relações familiares do protagonista: André e o irmão Alexandre (Alejandro Claveaux) não se dão muito bem e, para completar, o ex prisioneiro tem um caso com a cunhada Katia (Cleo Pires). Isso tudo traz profundidade e riqueza ao personagem.
Logo no primeiro bloco fica evidente que André foi traído pelo pai, o também policial Saulo (Jackson Antunes). À beira da morte, ele pede ao filho “seis meses de vida” na cadeia por conta da armação em que ele meteu a própria cria. Sua morte azeda mais ainda a relação de André com o irmão e a prisão o distancia da família.
Peça importante no jogo, Katia é uma mulher emocionalmente instável e nutre por André uma paixão desde os tempos da adolescência. Após ser solto, ela aproxima-se dele novamente, complicando a relação entre os irmãos.
Vítima de uma armadilha que o colocou atrás das grades, André tem em Marinalva (Nanda Costa) a chance de provar que é inocente. Embora não tenha surgido no primeiro episódio, sabe-se que Marinalva é garota de programa, mas a jovem converte-se evangélica e é a única capaz de inocentar André, uma vez que seu pai fora o responsável por sua prisão.
Em relação ao elenco, Ailton Graça é um dos destaques na pele do policial Lopes, ex-parceiro de André. Longe do tipo malandro ou sujeito boa praça a que o público está habituado a vê-lo, Graça compôs um Capitão Nascimento da televisão. Sujeito íntegro, compenetrado e enérgico, Lopes é único que ajuda André após a saída da cadeia.
Mas é mesmo Cauã Reymond quem abrilhanta a produção. Espécie de Zé Mayer da nova geração, Cauã prova com O Caçador que, além de bonito, é um ator versátil e dedicado. Esqueça, portanto, o personagem da minissérie anterior. Este é bem melhor.
O Caçador trafega entre a tensão e o suspense, com direção competente e texto idem que capturam a atenção do telespectador. No comparativo com A Teia, outra série policial da emissora, O Caçador larga em vantagem e vale a audiência.
LEIA TAMBÉM:
No mês de estreia, Danilo Gentili derrota Jô Soares, e SBT cresce 30%
Ailton Graça troca 'Capitão Nascimento' pelo gay Xana Summers
Após vazar piloto, Fantástico denuncia hackers neste domingo
'Deu uma pane e eu mastiguei; não enganei as pessoas', diz Boris Casoy
SBT corta telebarraco e joga Arena na madrugada para salvar sábado
Preta Gil rejeita desculpas e flores do Pânico e ameaça processar Band
Carlos Alberto de Nóbrega anuncia retorno da Velha Surda à Praça
Record investe R$ 500 milhões, mas dramaturgia volta à estaca zero
Samara Felipo fica sarada sem glúten e tira a roupa para Cauã
Em Família tem nova correria, e Marquezine reclama de 'escravidão'
CPI do novo Fantástico instaura o terror nos bastidores da Globo
Em Família: Alice se joga no mar ao descobrir que é filha de estupro
Após crise e reclamações, Globo tira do ar 'Momentos' de Em Família
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.