Análise | Teledramaturgia
Paulo Belote/TV Globo
Juliana Paes na novela Totalmente Demais; personagem da atriz mudou ao longo da trama
RAPHAEL SCIRE
Publicado em 20/2/2016 - 5h26
Carolina, personagem de Juliana Paes em Totalmente Demais, a trama das 19h da Globo, não é o tipo de vilã que mete medo, mas chega a intimidar, principalmente os funcionários da revista que comanda e leva o mesmo nome da novela. Bonita, bem-sucedida e dona do próprio destino, ela subiu na vida e deixou pra trás um passado de dificuldades. Hoje, porém, não deixa de espinafrar qualquer pessoa, ainda que com bom humor _que o diga sua assistente pessoal, Lu (Julianne Trevisol).
Mas tal altivez fez com que o público torcesse o nariz para a vilã da história. Rejeitada pela audiência logo na primeira pesquisa de opinião da novela, a personagem vem sofrendo mudanças para agradar aos telespectadores e não ficar ainda mais pra trás na disputa com Eliza (Marina Ruy Barbosa) pelo coração de Arthur (Fábio Assunção). Carolina tem se tornado menos dura, mais real e humanizada.
Está certo que a vilã de Juliana Paes ainda apronta uma ou outra para cima de Eliza, afinal, ela não pode perder o posto de antagonista da história. A sacada dos autores foi não ter feito essas mudanças de forma abrupta, comprometendo a personagem. Humanizar Carolina foi além de jogá-la na sofrência e fazê-la descabelar-se por Arthur.
Carolina já deixou transparecer uma pontinha de admiração que sente pela aspirante a modelo, revelando que vê muito dela em si mesma, como a origem humilde e as batalhas para chegar onde está. Também teve de aguentar a humilhação de ouvir o nome da rival em um momento de intimidade com Arthur.
Se antes o que colocava as duas em confronto era a ameaça que Eliza representava a Carolina (perder a aposta que fizera com Arthur caso a menina vencesse o concurso que serviu para dar início à história), agora o motivo é outro: o bonitão interpretado por Assunção.
Há ainda no caminho de Carolina a presença de Germano (Humberto Martins). A relação dos dois carrega uma tensão mais sexual, exacerbando o sex appeal que Juliana Paes já provou ser capaz de demonstrar em outros trabalhos. Isso significa que a mulher do empresário, Lili (Viviane Pasmanter), ainda que envolvida em outra relação, é personagem importante para contrabalancear o peso de antagonista de Carolina.
A dança dos pares na novela seria, também, uma maneira de movimentar a trama e desfocá-la do famigerado concurso de beleza. E ainda que Carolina não sinta nada por Germano, sua irmã, Dorinha (Samantha Schmutz), faz de tudo para empurrá-la para seus braços.
Justamente em Dorinha está o pulo do gato que a personagem pode dar: principal ponto de apoio de Carolina, Dorinha é divertida e não tem nada a ver com a editora. O contraste entre elas já rendeu bons momentos cômicos e pode render mais. Explorar a veia cômica de Juliana Paes seria uma chance enorme para a atriz, possibilitando a ela mostrar outra faceta de seu trabalho e deixar de lado a mulher sexy que até então vem dando as caras na trama.
Sem prejuízo para a história, a mudança de perfil de Carolina pode significar um fôlego extra para Totalmente Demais, deixando de lado o concurso que já vem cansando e aprofundando a relação de seus personagens.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.