Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Nova era

Após 'encalhar' Britto Jr., Record reduz multas de contratos

Reprodução/Record

Britto Jr. no Hoje Em Dia; Record mudou contratos porque não conseguiu dispensá-lo - Reprodução/Record

Britto Jr. no Hoje Em Dia; Record mudou contratos porque não conseguiu dispensá-lo

DANIEL CASTRO

Publicado em 19/2/2016 - 5h34

A Record adotou uma política de alto risco com seus artistas e jornalistas. A emissora está renovando contratos sem multas rescisórias ou com penalidades pequenas, de apenas três meses de salário. Isso facilita caso a emissora necessite se livrar de algum talento indesejado ou sem função, como aconteceu recentemente com Britto Jr., mas a deixa vulnerável diante da concorrência. Seus artistas e apresentadores poderão migrar para outras emissoras com maior facilidade. 

Até o ano passado, as multas recisórias dos contratos da Record eram proporcionais ao tempo de contrato a cumprir, o que lhe dava o direito de cobrar metade do valor que teria que pagar ao artista até o final do vínculo. Um exemplo: quando deixou a emissora rumo à Band, em maio de 2014, Luiz Bacci tinha 42 meses de contrato a cumprir. Receberia R$ 5 milhões nesses 42 meses. Como o contrato foi rompido unilateralmente, a Record chegou a acioná-lo na Justiça, pedindo metade desse valor (R$ 2,5 milhões). Bacci e Record, no entanto, entraram em um acordo quando o jornalista voltou para a emissora, em março do ano passado.

Agora com multas de até três meses, a Record pode economizar caso queira se livrar de algum apresentador, ator ou jornalista improdutivo. A decisão foi tomada depois que Britto Jr., afastado de A Fazenda no ano passado, "encalhou". Para não ter que pagar uma multa milionária ao jornalista, a emissora decidiu mantê-lo até o final de 2017. Já que teria que pagar todos os salários do jornalista até o fim do contrato, a emissor optou por mantê-lo na geladeira e aproveitá-lo eventualmente, como nas férias de César Filho no Hoje em Dia, em janeiro.

No começo do ano passado, a Record viveu o mesmo dilema, quando tirou Celso Zucatelli, Chris Flores e Edu Guedes do Hoje Em Dia. Zucatelli e Guedes fizeram acordo e foram para a RedeTV!. Chris optou pelo cumprimento do contrato e segue na emissora.

Entre os artistas que renovaram sob a nova regra está a apresentadora Ticiane Pinheiro. A duração dos contratos também está menor: dois anos. Em alguns casos, há redução de salário; em outros, manutenção do ganho.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.