Análise | Teledramaturgia
Paulo Belote/TV Globo
A atriz Glória Menezes, com Stelinha, em cena da novela das sete, Totalmente Demais
RAPHAEL SCIRE
Publicado em 31/1/2016 - 7h25
Desde A Favorita, em 2008, Glória Menezes faz uso de um recurso para auxiliá-la na hora de falar seu texto: o ponto eletrônico. Em Totalmente Demais, a atual trama das sete da Globo, a atriz repete o expediente, o que nas mãos de qualquer intérprete poderia significar um tremendo desastre. Mas Glória imprime nuances e expressões faciais que não deixam transparecer que tem alguém falando em seus ouvidos aquilo que ela repete em cena.
Além dos anos de experiência a seu favor, Glória conta ainda com a melhor personagem da história. Em meio a um elenco majoritariamente jovem como o de Totalmente Demais (a novela vem sendo chamada de "Malhação das 19h" nas redes sociais), a veterana rouba a cena na pele de Stelinha Carneiro de Alcântara, uma mistura de Laurinha Figueiroa, de Rainha da Sucata (1990), não por acaso também interpretada por Glória, e Odete Roitmann (Beatriz Segall), de Vale Tudo (1988).
Stelinha é uma madame que volta ao Brasil para ajudar o filho Arthur (Fabio Assunção) a ganhar uma aposta que ele fez com Carolina (Juliana Paes) e não ver a fortuna da família ir pelo ralo. Para tanto, ela tem a difícil tarefa de transformar a marrenta e desleixada Eliza (Marina Ruy Barbosa) em uma garota refinada. E nesse embate de classes sociais, Stelinha deixa escapar todos os seus preconceitos, desfilando pérolas absurdas.
Politicamente incorreta, a personagem já disse ser contra cotas raciais e não hesita em xingar a própria neta de "infernal". Outro exemplo de seu ódio de classe: "Quando não é o namorado com antecedentes criminais, é a mãe no telefone. Pobreza atrai pobreza", disse ela referindo-se a sua pupila e a Jonatas (Felipe Simas).
Tudo isso, é claro, faria a personagem ser odiada pelo público, mas o efeito é reverso. O texto, cheio de finas ironias e diálogos saborosos, saído da boca de uma atriz como Glória Menezes, aliado à leveza do humor que o horário da novela pede, fazem de Stelinha um alívio cômico dos mais interessante da história _nesse quesito, outro destaque da trama também vai para Cassandra (Juliana Paiva), uma garota deslumbrada pela fama, releitura moderna da Darlene (Deborah Secco), de Celebridade (2003).
As dobradinhas que Glória Menezes faz com a menina Giovanna Ríspolli (Jojô) e com Guida Vianna (Cida) também tornam as cenas da megera mais engraçadas. Existe ainda um quê maternal que Glória consegue deixar passar, apesar dos fins de Stelinha serem os mais injustificados possíveis: na esperança de não perder a boa vida que leva, ela fará de tudo para unir Arthur e Carolina e separar Eliza de Jonatas, tornando-se peça importante para movimentar a história do quarteto central da novela.
Sem muito esforço, Glória Menezes ganha destaque em Totalmente Demais. Sua personagem, apesar de secundária, dá à atriz a chance de mostrar seu talento e deixar claro porque ela é um dos maiores nomes da televisão brasileira. Generosa, Glória sabe dividir a cena e, naturalmente, rouba os holofotes para si sem precisar gritar para se fazer presente. O ponto eletrônico é um detalhe irrelevante.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.