JOANA FOMM
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Joana Fomm viveu a vilã Yolanda Pratini em Dancin' Days (1978) e causou revolta no público
Joana Fomm causou revolta no público ao interpretar Yolanda Pratini em Dancin' Days (1978), novela das oito da Globo que chegava ao fim há 44 anos. A atriz era constantemente insultada nas ruas por conta das maldades que a vilã cometia com a irmã, Júlia Matos (Sônia Braga). Nem mesmo uma cozinheira do autor Gilberto Braga (1945-2021) poupou a artista e desligou o telefone na cara dela.
O telespectador acabava confundindo a ficção com vida real, e Joana passou a receber xingamentos e até propostas indecorosas por causa de sua personagem. O escritor do folhetim revelou que até mesmo uma funcionária de sua casa se irritou com a atriz.
"Ela possui um arsenal de informações que teoricamente a impediriam de fazer essa confusão. Ela me vê escrever a novela, dá uma olhadinha no final do capítulo às escondidas, conversa comigo", contou Braga em entrevista na época.
No entanto, quando tentei sugerir que a Joana não tinha nada a ver com a Yolanda, ela respondeu: 'Sei que o senhor é que escreve aquilo tudo, não sou burra. Bati o telefone outro dia por causa da cara de nojenta que ela fez quando a Júlia entrou no camburão da polícia. A cara não foi o senhor que escreveu, era dela mesmo'.
A intérprete também já ressaltou os atributos nada positivos da personagem. "A Yolanda era péssima, má, interesseira, dissimulada. Ela se aproveitava das pessoas, infernizou a vida da irmã", afirmou Joana em declaração ao Vídeo Show (1983-2019) em 2012.
A atriz ainda teve que se adequar à vilã às pressas, já que ocorreu um troca-troca no elenco. Norma Bengell (1935-2013) iria interpretar Yolanda Pratini, mas brigou com o diretor Daniel Filho e foi tirada da novela. Joana, que havia sido escalada como a empregada Neide, assumiu o papel da megera.
Para mim foi muito difícil, porque eu estava fazendo um outro papel. De repente, a Norma Bengell saiu, e eu tive que substituir. Eu gravei, em sete dias, 21 capítulos. Eu andava zonza pela televisão. Mas teve uma preparação muito legal do Daniel Filho.
Dancin' Days contava a história de rivalidade entre as irmãs Júlia e Yolanda. A mocinha acabou condenada a 22 anos de prisão após ser acusada de atropelar e matar um guarda-noturno.
Ela conseguiu liberdade condicional depois de cumprir metade da pena e iniciou uma batalha para se livrar do estigma de ex-presidiária. Um dos principais objetivos de Júlia era reconquistar o amor da filha, Marisa (Gloria Pires), que foi criada por Yolanda. A vilã, no entanto, fazia de tudo para atrapalhar a aproximação entre mãe e filha.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.