Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DOENÇA GRAVE

A Vida da Gente: Saiba qual é a causa da bexiga hiperativa de Laudelino

Reprodução/TV Globo

Personagem de Stênio Garcia está apoiado na mesa olhando preocupado

Laudelino (Stênio Garcia) preocupa Iná (Nicette Bruno) pelo número de vezes em que vai ao banheiro

LARA DEUS

lara@noticiasdatv.com

Publicado em 31/5/2021 - 7h00

Laudelino (Stênio Garcia) tem preocupado Iná (Nicette Bruno) com suas idas frequentes ao banheiro em A Vida da Gente. A bexiga hiperativa, que faz o personagem acordar várias vezes durante a noite, pode significar problemas sérios. Depois de muita insistência da namorada, o marceneiro irá ao médico e descobrirá que o sintoma escondia um câncer de próstata.

A doença será desvendada após um exame de toque retal feito pelo médico do personagem teimoso. O câncer de próstata será encontrado tarde, já que a doença demora a dar sinais. "Numa fase muito inicial da doença, dificilmente os pacientes vão apresentar algum sintoma, uma vez que esse câncer é de crescimento lento", pontua Simonne Quaglia, oncologista da Clinonco.

Além das idas frequentes ao banheiro, outros indícios de câncer de próstata são o fluxo da urina fraco ou interrompido, sangue na urina ou no sêmen e disfunção erétil. Em casos avançados, o câncer de próstata também causa fraqueza e dormência nas pernas ou pés, além de dores no quadril, costas, coxas ou ombros.

Como a doença demora a dar as caras, o melhor é fazer o exame de rastreio todo ano após os 50. A próstata é o órgão responsável por produzir o líquido do sêmen. Ela fica próxima à saída da bexiga dos homens, mas é melhor sentida pelo ânus. Por isso, é no toque retal que os médicos conseguem sentir algum nódulo ou aumento da estrutura. 

O médico de Laudelino explicará que, por conta da demora em descobrir o problema, o câncer de próstata já tem uma agressividade média. 

Os homens que têm histórico de câncer na família devem começar o acompanhamento ainda mais cedo, aos 45 anos. Para eles, também é pedido um exame de sangue chamado antígeno prostático específico, ou PSA, que detecta a quantidade da proteína produzida pelo órgão.

"Existem outros exames de imagem, como a ressonância multiparamétrica da próstata, que pode detectar alterações em fase muito precoce, porém a recomendação ainda é o exame de toque e o PSA, pois são mais acessíveis e também capazes de detectar a doença em fase inicial", elucida a oncologista.

Para confirmar as alterações sentidas no exame de toque, o próximo passo é fazer uma biópsia. O exame é colhido com o paciente sedado, que recebe punções de uma agulha fina para extrair tecido da região. Com essa amostra, um laboratório analisa se as células são realmente cancerígenas.

Caso o diagnóstico seja positivo, o oncologista, médico especialista nessa doença, pedirá mais análises para determinar qual será o tratamento. Para Laudelino, o indicado será a extração do tumor com uma cirurgia. Além da operação, é comum que o combate ao câncer seja feito com radioterapia e tratamentos hormonais. 

Disfunção erétil e retirada da próstata

A primeira preocupação de Laudelino ao descobrir o câncer de próstata será com as consequências da cirurgia para seu desempenho sexual. Ao sair da consulta, ele rejeitará o procedimento. "Eu não vou fazer a cirurgia e ponto final. Eu não vou perder a única coisa que me dá prazer na vida, que é o meu namoro", exclamará ao colega Wilson (Luiz Serra). 

De fato, a disfunção erétil é uma das possíveis consequências da cirurgia de retirada da próstata. Isso acontece principalmente por causa da lesão dos nervos da região, que são responsáveis pela ereção. Porém, existem tratamentos para a recuperação dessa função, com medicamentos, injeções e até o uso de bomba peniana.

Depois de ser convencido por Iná, Laudelino irá para a cirurgia, que será bem-sucedida. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#61 - Romance no caos: Novo casal surge em Gênesis!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em A Vida da Gente e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela A Vida da Gente: Capítulos de 6 a 7 de agosto

Sexta, 6/8 (Capítulo 137)
A cirurgia é um sucesso e todos comemoram. Rodrigo vai até o quarto de Manuela e chora, Gabriel observa a cena de longe. Rodrigo visita o rio onde ficou com Ana pela primeira vez. Passagem de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.