Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM FINA ESTAMPA

Três anos após acusação de assédio, José Mayer volta ao horário nobre da Globo

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

José Mayer, com cabelo comprido e barba por fazer, olha para baixo com expressão séria em sua primeira cena de Fina Estampa

O ator José Mayer na cena de Fina Estampa em que Pereirinha reaparece; de volta ao horário nobre

REDAÇÃO

Publicado em 5/5/2020 - 5h13

Acusado de assédio pela assistente de figurino Susllem Tonani em março de 2017 e demitido da Globo em dezembro de 2018, José Mayer voltará ao horário nobre da emissora nesta terça-feira (5). O ator surgirá em Fina Estampa com visual desleixado, cabelos compridos e barba por fazer e vai atormentar a protagonista Griselda (Lilia Cabral).

Na novela escrita por Aguinaldo Silva, exibida pela primeira vez em 2011, o veterano interpretou Pereirinha, o marido da ex-faz-tudo que havia desaparecido no passado e fez todo mundo acreditar que estava morto. No capítulo de segunda (4), seu barco foi avistado na praia, e na sequência, no episódio desta terça (5), o personagem dará as caras.

Questionado sobre seu sumiço e o que fez nos últimos 15 anos, o barbudo vai se fazer de desentendido. Griselda vai desmaiar com o susto, será levada para casa e, ao acordar, dará de cara com o "ex-morto". Confusa, ela vai até inventar que está noiva de Guaracy (Paulo Rocha) para despistar o ex.

"Como pode ficar noiva de outro se está casada comigo? Se eu tô vivo e voltei, você nunca ficou viúva", dirá Pereirinha. A personagem de Lilia Cabral afirmará que é viúva, sim, e que tem documentos para provar. Esfregará o atestado de óbito na cara dele.

Acusação de assédio e revolta das atrizes

Fina Estampa foi um dos últimos trabalhos de José Mayer na Globo. Sem mais idade para o papel de galã pegador que ocupou durante boa parte de sua carreira, ele se tornou um ator bissexto: depois do Pereirinha, atuou apenas nas novelas Saramandaia (2013), Império (2014) e A Lei do Amor (2016).

Depois de estrelar o fracasso escrito por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, Mayer precisou enfrentar uma bomba ainda maior em sua vida pessoal: no dia 31 de março de 2017, data em que o último capítulo da novela foi ao ar, Susllem Tonani publicou em um blog da Folha de S.Paulo o depoimento em que relatava o assédio.

No texto em primeira pessoa, a profissional contou que o assédio havia começado oito meses antes, com frases do tipo "Como você é bonita" e "Como você se veste bem", que evoluíram para "Fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho".

Em fevereiro, dentro de um camarim dos Estúdios Globo e na frente de duas camareiras, Mayer teria colocado a mão esquerda na genitália de Susllem, que decidiu denunciar a agressão à emissora. Com o fim de seu contrato para trabalhar na produção de A Lei do Amor, ela levou seu drama à imprensa.

Dias depois, várias funcionárias da Globo combinaram um protesto e foram trabalhar com uma camiseta com a frase "Mexeu com uma, mexeu com todas". Atrizes como Alice Wegmann, Drica Moraes, Tainá Müller e Mariana Xavier e a apresentadora Cissa Guimarães foram algumas das famosas que vestiram a peça.

A cúpula da emissora decidiu então cancelar a escalação de Mayer da novela O Sétimo Guardião (que só foi estrear em novembro de 2018) e tirá-lo do vídeo. Ele, então, soltou uma carta em que pedia desculpas pelo assédio --a mensagem foi exibida até no Jornal Hoje e no Jornal Nacional de 4 de abril.

"Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas", disse Mayer no início da carta.

O ator declarou ainda que havia recebido uma educação machista e que tinha aprendido muito mais sobre respeito nos últimos dias do que ao longo de seus então 67 anos. "A única coisa que posso pedir a Susllem, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança", admitiu.

Mas Mayer não chegou a ter oportunidade de provar se de fato havia mudado. Ficou fora do vídeo até o fim de seu contrato, em dezembro de 2018. O compromisso não foi renovado e, pela primeira vez em 35 anos, ele deixou de ser funcionário da Globo.

O ressurgimento de Pereirinha nesta terça marcará também a primeira aparição de Mayer no horário nobre da Globo desde o fim de A Lei do Amor --exceto, é claro, pelas notícias do Jornal Nacional a respeito do assédio.

O ator chegou a dar as caras no Vale a Pena Ver de Novo com a reprise de Senhora do Destino (2004) --na qual, curiosamente, seu personagem também era acusado de se aproveitar de uma mulher.

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.