Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Travessia chega à metade com saldo desolador, maldição e vergonha alheia

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Romulo estrela usa figurino preto e revira os olhos em cena de Travessia como o mocinho Oto

Oto (Romulo Estrela) vive assombrado com crime virtual que cometeu no começo da novela das nove

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 17/1/2023 - 6h45

Travessia é uma trama estagnada, presa a três conflitos que não têm nada de novo: mocinho encrencado com um crime, ex-casal brigando pela guarda do filho e o ódio entre dois inimigos. O folhetim está há mais de três meses no ar e deve chegar à metade na próxima semana: a previsão inicial era a de que teria em torno de 190 capítulos ao todo, terminando em 20 ou 26 de maio. 

A novela das nove da Globo sofre com a maldição do fim de ano e insiste em personagens e histórias que não agradam a audiência. Mas o que é a tal maldição? A cada ano que passa, as tramas que estreiam mais perto do fim do ano vão provando que outubro e novembro não são bons meses para uma nova história entrar em cena.

A última saga da faixa das 21h da Globo que foi lançada nesse período e virou o jogo foi O Outro Lado do Paraíso (2017). A história escrita por Walcyr Carrasco chegou a dar uma patinada e ser rejeitada por parte do público, mas o autor mexeu na história, acelerou o ritmo e descartou capítulos ainda no comecinho para se livrar do mal que assola os lançamentos da época.

Depois, O Sétimo Guardião (2018) não afastou a zica nem com um gato preto, Leon (Eduardo Moscovis) --diga-se de passagem, um personagem charmoso e cheio artimanhas. No final de 2019, foi a vez de Amor de Mãe ser assombrada pela tal maldição. A história também foi bem mexida e ainda teve de ser paralisada quando chegava ao auge por conta da pandemia da Covid-19. 

Após três reprises no horário nobre, outra vez se constatou que uma novela que estreia no fim de ano corre risco. Um Lugar ao Sol registrou fuga de telespectadores e terminou com menos audiência do que a reapresentação de Império (2014): anotou 22,3 pontos na média do Ibope na Grande São Paulo.

De olho na estatística recente da faixa, a próxima novela das nove contará com outra estratégia: está prevista para começar em maio e ficar no ar até janeiro. Escrita por Walcyr Carrasco e com o título provisório de Terra Vermelha, a saga ultrapassará 200 capítulos.

Briguinhas de ex-casais não bastam

Enquanto isso, Travessia tem mais de cem episódios para tentar reverter o atual quadro desolador. No entanto, semana após semana, a novela segue a história apresentada por Gloria Perez na sinopse, que não conta com grandes vilanias nem reviravoltas rocambolescas.

A autora Gloria Perez insiste na disputa pela guarda de Tonho (Vicente Alvite) e em manter personagens que não caíram no gosto do público. Parte do elenco, principalmente os do núcleo do bar de Vila Isabel (zona norte do Rio de Janeiro), segue sem ter história, com diálogos ou peripécias que nada acrescentam ao enredo principal.

É verdade que surgiram duelos entre Guida (Alessandra Negrini) e Moretti (Rodrigo Lombardi) e até a vingativa Sara (Isabelle Nassar) para dar uma sacudida. Porém, essas duas tramas avançam a passos de tartaruga desde meados de dezembro, enquanto o público clama por algo palpitante, que o faça ficar com os olhos bem arregalados.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.