DOENÇA SEM CURA
JOÃO COTTA/TV GLOBO
Priscila Steinman interpreta a dissimulada Sofia em Totalmente Demais; jovem tem transtorno incurável
JESSICA ALEXANDRINO
Publicado em 8/9/2020 - 6h50
Desde que voltou do mundo dos mortos, Sofia (Priscila Steinman) tem bagunçado a vida de todos que a cercam em Totalmente Demais. De longe, a jovem é apenas uma menina mimada que não aguenta mais o estilo de vida careta dos pais, mas a questão vai muito além. Frieza afetiva, falta de empatia com o sofrimento alheio e tendência à mentira patológica são características do transtorno de personalidade antissocial.
"Utilizamos esse termo porque sociopatia [como o problema é tratado na novela] e psicopatia não são diagnósticos médicos. Essas duas nomenclaturas descrevem pessoas que têm dificuldade de adaptação a normas do convívio social, adequação a valores éticos e no cumprimento de leis e regras", explica o psiquiatra Leonardo Meyer, do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A superficialidade nos relacionamentos de Sofia, que durante anos levou uma vida dupla, enganando a família e o noivo, também faz parte do comportamento característico desse transtorno. "A pessoa tende a ter pouco envolvimento sentimental e não se responsabiliza por seus atos. A atitude sedutora e manipuladora para conseguir o que quer é teatral", avisa o médico.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O momento em que Sofia (Priscila Steinman) avista a mulher que morreu no acidente de carro
Na trama de Rosane Svartman e Paulo Halm, Sofia viu no acidente de carro que sofreu a oportunidade perfeita de se aventurar pelo mundo sem dar mais satisfações a ninguém. A mau-caráter percebeu que, no outro carro envolvido na tragédia, uma mulher de tamanho e cabelo parecidos aos seus estava morta e desfigurada, então colocou seu anel de noivado no dedo do cadáver e sumiu.
Quando o dinheiro acabou, ela voltou e conseguiu convencer a família de que não se lembrava de nada. O psiquiatra pontua que o sociopata, ou psicopata, é geralmente inteligente, articulado e extremamente talentoso, o que explica a facilidade com que Sofia lidou com os questionamentos acerca de seu desaparecimento.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
A bandida fotografou o cofre da casa dos pais enquanto planejava o roubo de joias e dinheiro
A psicóloga Valéria Cardoso esclarece que o transtorno de personalidade antissocial, normalmente, se desenvolve no fim da adolescência e início da vida adulta. Segundo a especialista, duas das possíveis causas para esse comportamento são a superproteção e a ausência de limites.
Para Germano (Humberto Martins) e Lili (Vivianne Pasmanter), a primogênita sempre foi a menina perfeita, futura herdeira da empresa da família e exemplo para o irmão mais novo. Mas toda essa expectativa derramada sobre ela pode ter surtido um efeito contrário ao esperado.
"Nesses casos, é comum que as pessoas que convivem com o doente tenham medo de se indispor, sentimento de culpa e remorso", ressalta Valéria. Quando Sofia fingiu estar magoada ao saber do namoro da mãe com seu ex-noivo, Rafael (Daniel Rocha), Lili pôs um ponto-final no relacionamento, abrindo mão das próprias vontades para não causar um desconforto à filha.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Sofia (Priscila Steinman) finge um desmaio enquanto Eliza (Marina Ruy Barbosa) se afoga
Eliza (Marina Ruy Barbosa) se tornou um dos principais alvos da irmã mais velha. Quando a vilã soube que o pai teve uma filha fora do casamento, ficou com medo de perder seu lugar na família e começou a planejar a morte da ruiva. Em uma das tentativas, ciente de que a caçula não sabia nadar, fez com que ela caísse na piscina e fingiu estar desmaiada para não prestar socorro.
"O portador do transtorno espera ser visto como alguém especial e exibe uma certa arrogância, por isso dificilmente reconhece as necessidades dos outros", esclarece a psicóloga, pontuando que até mesmo no trabalho a pessoa tende a sabotar os colegas para conseguir destaque.
RAPHAEL DIAS/TV GLOBO
Lili (Vivianne Pasmanter) sofrerá mais uma vez com a perda da primogênita de forma trágica
Na novela, Sofia morrerá nos braços da mãe, dizendo que nunca a amou. Após a tragédia, Lili perguntará ao marido onde foi que eles erraram, e Germano acalmará a mulher explicando que a filha era uma sociopata. Os especialistas dizem que os sintomas costumam diminuir na idade adulta e, quanto mais a pessoa envelhece, mais brandas ficam as características da doença.
Para os familiares, a dica é não entrar no jogo do manipulador, pois em qualquer briga ele sairá como vítima. A melhor saída é encaminhá-lo para cuidados com psiquiatras e psicólogos, que poderão analisar as condições clínicas do paciente e definir o melhor tratamento para ele, a fim de trazer benefícios para sua vida, já que o transtorno de personalidade antissocial não tem cura.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Totalmente Demais: Capítulos de 9 a 10 de outubro
Sexta, 9/10 (Capítulo 167)
Arthur revela a Carolina que desistiu da viagem. Lili e Germano descobrem o sexo do bebê. Lu se emociona com exposição de Jamaica em sua homenagem. Cassandra posa para fotos. Max pede a ajuda de Fernando ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.