Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Capítulos de 15 a 19/8

A Terra Prometida: Josué faz milagre e chega com hebreus a Canaã

Reprodução/Record

Sidney Sampaio (Josué) em cena de A Terra Prometida, novela bíblica da Record - Reprodução/Record

Sidney Sampaio (Josué) em cena de A Terra Prometida, novela bíblica da Record

REDAÇÃO

Publicado em 14/8/2016 - 6h10

RESUMO: Depois de livrar Elói (Claudio Gabriel) da execução, Josué (Sidney Sampaio) ouvirá instruções divinas para conduzir o povo até as margens do rio Jordão. No local, a grandiosidade do rio em cheia espantará os hebreus, mas Josué seguirá as ordens de Deus e usará a Arca da Aliança para abrir caminho em meio às águas e chegar a Canaã, A Terra Prometida

Segunda, 15/8 (Capítulo 29)

Nobá avisa que Galimedes foi preso. Em conversa com Kadmo, Tibar se mostra preocupado com a possível revolta do povo. Aruna procura Josué e diz não acreditar que Elói tenha traído os hebreus. Tibar diz ter esperança que Acã execute Josué. Salmon e Melquias contam detalhes sobre a missão dos espias em Jericó. Salmon fala sobre a importante ajuda de Raabe. Josué se impressiona com a coragem da meretriz. Josué dá início ao julgamento de Elói. Enquanto caminha apressado, Acã é surpreendido com a presença de Tibar. Todos os líderes tribais dizem considerar Elói culpado. Um jovem hebreu entra no celeiro e escuta a conversa entre Tibar e Acã. O comandante de Jericó se irrita ao descobrir que o plano de matar Josué não deu certo. Acã diz que Melquias já está livre e pede ouro em troca do serviço sujo. Acã corre para pegar o intruso e mata o rapaz. Salmon escuta um grito e vai até o celeiro. Nervoso, Acã mente dizendo que o jovem hebreu é um traidor que estava passando informações a um cananeu. Salmon então deduz que Elói é inocente e corre para avisar a todos. Raabe e Milah comandam a multidão de pais e mães. No acampamento, os hebreus se preparam para apedrejar Elói. Josué ora a Deus.

Terça, 16/8 (Capítulo 30)

Josué se prepara para autorizar a execução de Elói, mas é surpreendido com a chegada de Salmon, que avisa que Elói é inocente. Sem alternativa, Acã diz que o verdadeiro traidor está morto no celeiro. Josué manda soltar o criado imediatamente. Kadmo ameaça espancar Raabe. Josué repreende Acã pela atitude impensada. Melquias e Salmon contam os detalhes sobre a cidade de Jericó para que Setur atualize os mapas de guerra. Josué ora a Deus e recebe uma resposta do Senhor. Acã encontra com Tibar no celeiro e diz que o próximo objetivo dos hebreus é atravessar o rio Jordão. Diante dos líderes tribais, Josué fala sobre a conversa que teve com Deus. Ele avisa que todos deverão acampar às margens do rio Jordão, pois a travessia está próxima. Diante de Marek e Kalesi, Tibar conta sobre a conversa com Acã. O rei diz ser impossível os hebreus atravessarem o Jordão. Calebe conversa com Gibar, Tobias, Acsa e Iru. Ele avisa sobre a nova ordem de Josué. Jéssica se abre com Salmon e diz sentir sua falta. Josué elogia Aruna. Ele se aproxima para beijá-la.

Quarta, 17/8 (Capítulo 31)

Antes que Josué beije Aruna, Elói chega e atrapalha o momento. Josué e os hebreus chegam às margens do rio e se espantam com a grandiosidade do Jordão em época de cheia. Querendo ser o novo líder, Acã conversa com os filhos e diz que é preciso espalhar ideias negativas para jogar o povo contra Josué. Josué fala sobre a conversa com Deus e pede para o povo se preparar para passar por um caminho pelo qual nunca passaram antes. Marek descobre que os hebreus foram para a margem do Jordão. Josué diz admirar a fé de Calebe. Raabe escuta Tibar dizendo que os hebreus já deixaram o acampamento de Sitim. Josué observa Eleazar e os outros levitas carregarem a Arca da Aliança. Eles se aproximam do rio e o milagre acontece. A correnteza do Jordão se interrompe e as águas começam a se amontoar só de um lado. Um imenso paredão de água se forma. O leito do rio seca. Na margem do Jordão, os hebreus observam, admirados e emocionados, o rio aberto diante da Arca. Josué cavalga até o começo do leito seco e todo o povo começa a segui-lo.

Quinta, 18/8 (Capítulo 32)

Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão. Tibar e Kadmo se espantam ao observar os hebreus cruzarem o Jordão. Marek fica sabendo da aproximação dos hebreus. O rei avisa que é tempo de guerrear. Melquias conta a Acã e Gibar sobre o tesouro que viu no palácio. Josué é o primeiro a pisar na Terra Prometida de Canaã. Deus fala com Josué e avisa para o líder dos hebreus escolher doze homens, um de cada tribo. Os doze escolhidos deverão pegar doze pedras que representarão o fenômeno milagroso. Quando o último levita pisa na Terra Prometida, a parede de água desmorona e o rio Jordão volta ao normal. Com as doze pedras coletadas pelos doze líderes tribais, é formado um monumento de pedras. Josué discursa para o povo hebreu. O guerreiro fala da selvageria existente em Jericó. Tomado de ódio, Marek afirma que a paz de Jericó nunca esteve tão abalada. Josué beija Aruna. Eles se declaram um para o outro. Os hebreus dançam e cantam para comemorar a chegada na Terra Prometida. Em Jericó, Tibar bebe com outros oficiais na estalagem de Farduk. O comandante diz que acabará com os hebreus.

Sexta, 19/8 (Capítulo 33)

Eleazar e Calebe avisam a Josué que alguns líderes tribais não estão satisfeitos com a distribuição das tribos. O líder avisa que todos deverão se contentar com a vontade de Deus. Tibar conversa com Kadmo e diz que é preciso fazer ataques surpresa aos hebreus, em pontos isolados. Melquias sente ciúmes ao observar Salmon ser elogiado pela missão dos espias. Kadmo conta para Tibar sobre a revolta do povo de Jericó contra a atitude do rei em aprisionar todos os meninos da idade de Nobá. Ele ordena que ela acabe com o movimento. Marek fica furioso ao descobrir que o povo está se negando a produzir alimento para o palácio. Samara escuta a mãe chamar Aruna de bastarda, mas Léia desconversa. Raabe lidera a revolta do povo contra a atitude dos reis em prender os meninos da cidade. Kadmo informa a Marek e Kalesi que uma prostituta está liderando o movimento. Os reis discursam e colocam Raabe contra os protestantes. O povo se agita e olha com ressentimento para Raabe. Sandor chega à entrada de Jericó com a caravana de mercadores. Ele se identifica e um oficial avisa que o filho de Tibar acaba de chegar. O povo começa a pressionar Raabe e Milah. Eles pedem para elas entregarem Nobá. Satisfeitos com o resultado do discurso, Marek e Kalesi retornam ao palácio. Uma mulher dá um tapa no rosto de Raabe, que se apavora, prestes a ser linchada.


Capítulos fornecidos pelas emissoras; sujeitos a alteração sem aviso prévio


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.