Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TERRA E CAIXÃO

Terra e Paixão vira bangue-bangue: Excesso de crueldade é tiro no alvo ou no pé?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Debora Ozório como a Petra está deitada no leito de um hospital com vários tubos ligados a ela em cena de Terra e Paixão

Petra (Debora Ozório) após overdose em Terra e Paixão; trama sofre com excesso de violência

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 3/8/2023 - 7h00

A cidade de Nova Primavera virou um faroeste desde que Walcyr Carrasco e Thelma Guedes deram o pontapé na operação para salvar Terra e Paixão. A novela das nove da Globo até reagiu no Ibope diante do "pacote de desgraças", mas os excessos já renderam críticas --mesmo dentro da Globo, já que Ana Maria Braga reclamou ao vivo do bangue-bangue.

A produção não deu um salto tão grande quanto O Outro Lado do Paraíso (2019) na audiência, mas já elevou a média da faixa em cerca de quatro pontos. Os autores, até aqui, não dão indícios de que vão pisar no freio –já que foram capazes de cortar os do carro de Daniel (Johnny Massaro) para a primeira grande virada da trama.

Caio (Cauã Reymond) também sofreu um acidente ao ser alvo de disparos ao investigar o possível assassinato do irmão. A cena caiu providencialmente em uma quarta-feira , que é o segundo pior dia para o folhetim no Ibope, à frente apenas dos sábados. São os únicos que ainda não tiveram um capítulo acima dos 28 pontos de média.

O trânsito no interior do Mato Grosso do Sul, aliás, é uma questão a ser observada na história. Aline (Barbara Reis) escapou de ser atropelada por Ramiro (Amaury Lorenzo) por um triz, na terceira tentativa de assassinato contra a professora de Matemática em apenas um mês.

De quebra, Petra (Debora Ozório) também vai entrar para as estatísticas negativas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) nos próximos capítulos. Ela vai atropelar Andrade (Ângelo Antônio) e sumir --pela terceira vez, diga-se de passagem-- da história.

Flerte com perigo

A estratégia de Carrasco e Thelma até aqui foi um tiro certeiro no alvo do Ibope, mas também se mostra um tiro no pé para o público. Ana Maria Braga, por exemplo, não escondeu o seu descontentamento com o excesso de sangue no Mais Você de terça (1º). "Terra e Paixão está virando um thriller [suspense], né? Matam gente todo dia", disparou ela.

A crítica da apresentadora é válida e deveria acender, se não já acendeu, um alerta vermelho na Globo. A emissora enfrentou uma de suas piores crises no horário nobre justamente com uma dupla de novelas que apostou no "mundo cão" como chamariz –Babilônia (2014) e A Regra do Jogo (2015).

Na época, os telespectadores não pensaram duas vezes em trocar de canal para assistir à "escola bíblica" de Os Dez Mandamentos (2014), na Record; ou a infantojuvenil Chiquititas (2013), no SBT

Para contra-atacar, a líder de audiência fez uma manobra arriscada ao promover Velho Chico (2015) das seis para as nove. Era uma trama rural, que passava bem longe do tráfico ou da violência urbana abordada pelas suas antecessoras.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.