Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FILHA DE BALBINA

Renascer: Inácia joga búzios e recebe mensagem que corta o coração de Norberto

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Edvana Carvalho está caracterizada como Inácia, mãe de santo que ela faz no remake de Renascer, da Globo

Inácia (Edvana Carvalho) em cena de Renascer: veterana desaposenta tabuleiro de búzios na novela

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 15/3/2024 - 15h00

A notícia de que Inácia (Edvana Carvalho) fez as pazes com sua vidência se espalhará estranhamente graças ao padre Santo (Chico Diaz) e ao pastor Lívio (Breno da Matta) em Renascer. Norberto (Matheus Nachtergaele) ficará tão entusiasmado com a novidade que correrá em seguida até a fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira) para pedir que a espírita jogue os búzios para ele.

Na novela das nove da Globo, o comerciante revelará que não faz uma consulta desde a época de Balbina, mãe de Inácia e que era a mãe de santo mais respeitada da região. A veterana não titubeará e jogará os búzios para Norberto, só que a mensagem espiritual deixará o homem com o coração em frangalhos.

A arte de prever o futuro e buscar compreensão em fatos do presente revelará as amarguras do dono da venda. Apesar de fazer piada de tudo e sempre surgir de bom humor, ele é amargurado desde que Jacutinga (Juliana Paes) partiu sem deixar rastro.

"Agô mojubá babá, agô mojubá omó... Norberto Ferreira do Nascimento... Orunkó, orixá. Por que é que sofrêno tanto, fio?", indagará Inácia. Ele dirá que não está sofrendo. Ela insistirá repetindo a ação de jogar os búzios no tabuleiro. "O coração... É como se ele tivesse batendo fora do peito... Ifá diz que é como se você vivesse sozinho ainda que vivesse num mar de gente... Tem gente por perto, mais ninguém do lado", explicará a religiosa.

Ele duvidará do jogo. "Isso é a mensagem que Ifá tem pra lhe : teve uma pessoa no seu lado por muito tempo e, depois que ela se foi, ocê num aceitô mais ninguém ni sua vida. E é como se ela tivesse levado embora o teu coração", detalhará a senhora. 

Ele entrará em negação e soltará que deve ser a falta de prática dela, afinal estava com os búzios aposentados uma vida toda. Inácia sorrirá e o deixará ir sem contestar, mas, no fundo, Norberto saberá o que terá dito e sairá cabisbaixo da casa do coronel.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.