Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MEDIUNIDADE

Renascer: Após parto, Teca é iniciada no candomblé e recebe Exu em cena inédita

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Lívia Silva está recostada, com a expressão séria, olhando pra alguém

Teca (Lívia Silva) em Renascer: ela descobrirá que é médium e receberá seu Exu pela primeira vez

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 24/6/2024 - 21h00

Após ser acometida por visões do passado em Renascer, Teca (Lívia Silva) será iniciada no candomblé e receberá Exu pela primeira vez em cena que não aconteceu na primeira versão da novela das nove da Globo. Na sequência, que deve ir ao ar no fim de julho, a menina entrará em transe, deixando Buba (Gabriela Medeiros) completamente apavorada com a novidade.

Teca perguntará a Inácia (Edvana Carvalho) como ela soube que a filha de João Pedro (Juan Paiva) havia morrido antes que alguém contasse. "Foi Exu!
Eu só num sei que Exu que foi", comentará, intrigada. Nesse momento, Teca será acometida por um forte transe, sentindo os ombros tremerem, olhos revirarem e a respiração ficar forte.

"Um gesto típico das manifestações de entidades da nação Ketu, sendo que mais intenso, posto que é a sua primeira vez", explicou o autor Bruno Luperi no texto entregue ao elenco.

O novelista, aliás, faz questão que as religiões de matriz africana --como a umbanda, o candomblé e a quimbanda-- sejam tratadas com respeito dentro da história para o público ficar mais aberto a conhecer essas propostas de fé.

Nessa cena, no entanto, Buba aparecerá assustada, e Inácia será quem a acalmará: "Se acarme... Num é nada. Dêxe ela, fia!". A psicóloga dirá que Teca está convulsionando, e Inácia avisará que não é mais ela quem está ali.

"Os ombros se sacodem mais, Teca debruça o tronco para frente e, quando volta, já não é mais ela", descreveu Luperi, que pediu ainda que a personagem fale "num tom matuto, com voz rouca e grave". "Sissirocô... Tâmo em terra!", falará Teca. "Laroyê, exu... Mojubá!", responderá Inácia, que o reverenciará diante do olhar aparvalhado de Buba.

"Inácia recebe em terra o Exu de Teca, que se manifesta pela primeira vez. Olhos semicerrados, voz rouca, esfregando as mãos espalmadas uma sobre a outra", detalhou o autor novamente.

"O que tá acontecendo?!", perguntará Buba novamente, muito nervosa. "Se assuste não... É só o Exu dela", responderá Ritinha (Mell Muzzillo). "Só?! Para quem nunca viu essas coisas, é um baque e tanto", pontuou o autor dando o estado de espírito de Buba no momento.

Em uma fala sempre arrastada --como orientou o autor-- Teca dirá a Inácia que ela precisa proteger João Pedro (Juan Paiva).

Buba fica apavorada

Depois, Buba perguntará à jovem o que aconteceu. "Tu pergunta pra mim? Só senti umas parada esquisitona, como se eu fosse desmaiá... Aí, quando acordei, tava todo mundo com cara", responderá.

Buba dirá que ela estava falando como se fosse outra pessoa, e Ritinha explicará: "Era o Exu dela quem tava falâno, num era ela, não". A companheira de Augusto (Renan Monteiro) reagirá: "E quem é esse tal de Exu?". "Ah... É como se fosse um anjo de guarda", falará Ritinha.

Inácia, então, explicará melhor: "Exu é o mensagêro que transita entre o órun e o ayê. Exu tá em todo lugar, miafia". Com medo, Buba quererá saber se ele pode voltar. "Ele só vem se muito preciso", responderá. "E ele pode vir em mim?", perguntará, apavorada. "Teca é médium, fia...", responderá Inácia. "Então eu tô tranquila?", insistirá Buba. "É claro que tá", finalizará a doméstica.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 13 a 27/7

Sábado, 13/7 (Capítulo 150)
Tião esconde o diabinho no seu barraco e pede a ela um punhado de terra. Damião quer ficar com Eliana, mas ela diz que só fica com ele quando ele parar de trabalhar para os Inocêncio. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.