TUDO POR TERRAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Caxias (Carlos Vereza) em cena de O Rei do Gado; morte escancara 'máfia' de fazendeiros
Caxias (Carlos Vereza) morreu como mártir da luta de sua vida em O Rei do Gado. Ele fazia de tudo para assegurar moradia para todos, mesmo que os sem-terra tivessem de ocupar a terra de latifundiários à força para isso. Esses ruralistas, interessados na produtividade e em manter o maior número de terras possíveis, se uniram para matá-lo. E a represália não se limitará ao crápula. Regino (Jackson Antunes) e seus parceiros seguirão o mesmo destino na novela reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo.
O líder do MST (Movimento dos Trabalhadores Agrários Sem Terra), aliás, já bradou aos seus seguidores que o político morreu pela causa deles, e, por isso, merece todas as homenagens. Ele também honrará a promessa que fez ao senador e tentará não lutar mais com violência. Mas, em cenas que devem ir ao ar na próxima semana, a disputa entre os latifundiários e os sem-terra atingirá um ponto trágico.
Os posseiros estarão cada vez mais encurralados pelos jagunços dos fazendeiros da região. Em determinado momento, dois pistoleiros passarão a perseguir e ameaçar Regino, Lupércio (Adenor de Souza) e Formiga (Cosme dos Santos).
O homem se esforçará muito para não criar uma guerra, mas os matadores não deixarão o serviço de lado. Na primeira oportunidade, quando o trio de amigos sair do acampamento, os bandidos se colocarão na frente deles e os encherão de tiros.
O personagem de Jackson Antunes ainda terá tempo de se jogar no chão e agarrar um pouco de terra, expressando seu amor por aquele local. Em seguida, ele fechará os olhos e não os abrirá mais.
Ao menos, o homicídio chamará ainda mais atenção para as causas defendidas pelo MST. Eles serão temas de muitas reportagens e projetos de lei. Jacira (Ana Beatriz Nogueira) assumirá o lugar do marido, e Chiquita (Arieta Corrêa) capacitará crianças e adultos para lutarem pelos seus direitos por meio da educação.
Ainda assim, a novela não dará nome aos bois. A única coisa que ficará clara é que fazendeiros poderosos da região terão usado o crime para afastar o MST dali. Mas o plano não dará certo. Com a atenção da mídia e o pulso firme de Jacira, os bandidões não terão mais espaço para agir até o final da novela.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luís Fernando Carvalho, a novela rural, exibida originalmente em 1996, conta a saga de Bruno Mezenga (Antonio Fagundes), eterno rival dos Berdinazzi.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em O Rei do Gado e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
O Rei do Gado: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo
Os capítulos de O Rei do Gado são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. Veja abaixo o resumo dos próximos capítulos, com o que vai acontecer na novela do Vale a Pena Ver de Novo, ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.