Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REALIDADE OU FICÇÃO?

Quem foi José de Alencar? Escritor 'troca' Record por Nos Tempos do Imperador

FOTOS; REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Alcemar Vieira com óculos redondos, de aro metálico, e barba grande, preta, como José de Alencar em cena de Nos Tempos do imperador

José de Alencar (Alcemar Vieira) em Nos Tempos do Imperador; escritor serviu de inspiração à Record

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 14/9/2021 - 17h36

José de Alencar (1829-1877) deu as caras para ser empossado como deputado em Nos Tempos do Imperador, mas o escritor vivido por Alcemar Vieira costuma dar expediente na concorrência. Afinal, a Record "adora" tapar buraco em suas tardes com reprises de Essas Mulheres (2005) --inspirada nos romances Lucíola (1962), Senhora (1964) e Diva (1874).

O folhetim nem é considerado um grande sucesso pela rede de Edir Macedo por ter derrubado a audiência de A Escrava Isaura (2005) e dado trabalho a Prova de Amor (2005) para recuperar o público. A história já foi reapresentada quatro vezes, com uma exibição no Fox Life e outra pela Rede Família, e chegou a ser retirada do ar depois de apenas 17 capítulos em 2007.

Além da televisão, o autor ainda é onipresente pelas ruas brasileiras, por dar nome a diversos logradouros e contar com estátuas espalhadas pelo país, além de ser homenageado por um dos principais cartões-postais de Fortaleza --o Theatro José de Alencar.

O folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão vai deixar a popularidade de seus livros de lado para focar em sua vida política. Em pleno século 19, não seria difícil ver Dolores (Júlia Freitas/Daphne Bozaski) se deixar levar por algumas das principais obras do Romantismo brasileiro como O Guarani (1857) ou A Viuvinha (1857).

Alencar, que foi eleito pela província do Ceará, vai aparecer por diversas vezes para tornar a vida de Pedro (Selton Mello) um pouco mais difícil dentro da Câmara dos Deputados. Afinal, ele será mais um dos políticos que vai se deixar levar pela lábia de Tonico (Alexandre Nero).

O barão de Mauá (Charles Fricks) na novela

Do barão de Mauá a Pedro 2º

Alencar, aliás, vai sempre aparecer ao lado de outra figura ilustre da História do Brasil que também ganhou uma ponta na produção da Globo. Ele e o barão de Mauá (1813-1889) vão viver às turras no plenário pelas suas diferenças, já que o nobre interpretado por Charles Fricks será um dos principais apoiadores da industrialização do Brasil.

A segunda fase, que estreia na próxima terça (21), também vai mostrar a amizade do intelectual com Machado de Assis (1839-1908). O "bruxo do Cosme Velho" já aparece na abertura da novela e ganhará vida nas mãos de Renan Monteiro --intérprete de Matias em Novo Mundo (2017).

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#74 - José Alfredo toma decisão de emergência em Império!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.