Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PATRONO DO EXÉRCITO

Quem é o duque de Caxias, personagem histórico de Nos Tempos do Imperador

JOÃO MIGUEL JUNIOR/TV GLOBO

O ator Jackson Antunes posa com uniforme e postura militar em cenário da novela Nos Tempos do Imperador

O ator Jackson Antunes interpreta o duque de Caxias na novela Nos Tempos do Imperador, da Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/8/2021 - 19h11

Nesta semana, o personagem de Jackson Antunes surgiu pela primeira vez em Nos Tempos do Imperador. O ator vive o marquês de Caxias, que se tornará duque. Nos próximos capítulos, ele será procurado por Teresa Cristina (Leticia Sabatella) que enfrenta uma crise em seu casamento. Ela pedirá ajuda ao melhor amigo de seu marido. Mas quem foi, na vida real, a figura histórica que pode ser vista na novela das seis da Globo?

Luís Alves de Lima e Silva nasceu em 1803, em Porto da Estrela, no Rio de Janeiro. Filho de um militar português, ele também seguiu no Exército. Aos poucos, ele conquistou prestígio, principalmente por seu desempenho na luta contra Portugal pela Independência do Brasil.

Seu destaque maior ocorreu durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Ele comandou tropas brasileiras como general. Silva declarou a guerra ganha e retornou à corte brasileira sem autorização do imperador, embora o ditador do Paraguai, Francisco Solano Lopéz, continuasse solto.

Mesmo assim, o militar foi condecorado por seus serviços e ganhou o título de nobreza: duque. Ele também exerceu diversos cargos políticos. Foi deputado, presidente das províncias do Maranhão e do Rio Grande do Sul, vice-presidente de São Paulo, senador e ministro da guerra. Ele morreu em 1880, aos 76 anos.

Luís Alves de Lima e Silva (Reprodução)

Por decreto, ele foi nomeado o patrono do Exército brasileiro em 1962. Na trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson, o personagem histórico terá como um dos de seus focos a Guerra do Paraguai.

A sinopse ressalta a relação conturbada entre o duque e o imperador, uma vez que, mesmo sendo grandes amigos, possuíam opiniões diferentes sobre diversos assuntos. 

Nesta semana, dom Pedro 2º (Selton Mello) pedirá conselhos sobre seus sentimentos por Luísa (Mariana Ximenes) ao amigo. Ele é o presidente do Conselho da Câmara dos deputados. 

"Tenho um carinho pelo Selton, a pessoa, artista, diretor, fiz com ele O Palhaço [filme de 2011]. O Caxias é o pai que o Pedro não teve. O único cara que ele ouve, o confidente. São personagens muito especiais", disse Antunes ao UOL sobre seu personagem antes da estreia do folhetim.

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Você pode ouvir mais sobre Nos Tempos do Imperador e todas as novelas no ar pelo link abaixo, no 69º episódio do podcast Noveleiros, do Notícias da TV. Também disponível no Spotify, no Deezer, na Apple Podcasts e no Google Podcasts.

Ouça "#70 - Ressuscita! Cora reza e traz José Alfredo de volta em Império" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.