Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ÚLTIMOS CAPÍTULOS

Qual o final de Abisague na novela Reis? Salomão sofre com grande decepção

REPRODUÇÃO/RECORD

A atriz Barbara França caracterizada como Abisague em Reis

Abisague (Barbara França) em Reis; sunamita não vai dar o herdeiro do trono para Israel

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 1/11/2023 - 21h20

Abisague (Barbara França) vai viver feliz ao lado de Salomão (Guilherme Dellorto) por quatro décadas em Reis. O filho de Davi (Petronio Gontijo) até vai dedicar seus versos mais bonitos --os Cânticos dos Cânticos-- para a mulher que mais amou na vida. Ela, porém, não vai lhe dar o tão sonhado filho homem na novela bíblica da Record.

A sunamita já deu duas herdeiras para o rei de Israel, Basemate (Maya Dias) e Tafate (Bella Roberth) no folhetim de Cristiane Cardoso. As princesas realmente são citadas na Bíblia Cristã, no primeiro livro de Reis. Elas são as únicas irmãs conhecidas de Roboão (Henrique Camargo).

De acordo com a tradição, Salomão se casou com 300 mulheres e teve 700 concubinas para realizar o sonho de deixar 1.000 filhos homens. Deus, porém, o castigou por permitir que as companheiras "adorassem os ídolos".

Nos últimos capítulos de Reis, o nobre atraiu a ira divina ao permitir que Nebset (Priscila Ubba) e Mazaab (Julianne Trevisol) adorassem respectivamente os deuses egípcios e edomitas.

O personagem de Guilherme Dellorto vai deixar mesmo um único herdeiro ao trono, Roboão, que é fruto do seu relacionamento com a amonita Naamá (Ingrid Conte). Os registros históricos apontam ainda um filho com a rainha de Sabá --Menelique 1º, primeiro imperador da Etiópia, que não é citado pela Bíblia.

Abisague na Bíblia

De acordo com a Bíblia Cristã, Abisague foi uma das concubinas de Davi. O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela.

Reis, porém, já tomou algumas liberdades poéticas para ajudar a contar a história do Reino de Israel. A jovem também traz elementos de outra personagem bíblica, Sulamita --apontada como a favorita do rei Salomão.

Sulamita, na verdade, é uma referência à origem da rainha. Ela veio da mesma região que a família de Benaia, que tem origem sunamita.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Reis e outras novelas.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 29/4 a 7/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 300)
De amizade com Mazaab e Kéfira, Naamá prova de um costume das estrangeiras. Com Jerusalém em festa, Salomão fala sobre a sabedoria.
Terça, 30/4 (Capítulo 301)
Em Sabá, um convite especial chega à rainha. Afim de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.