Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALMAS GÊMEAS

Sulamita aparece na novela Reis? Saiba quem é o grande amor de Salomão

REPRODUÇÃO/RECORD

O ator Guilherme Dellorto caracterizado como Salomão em cena de Reis

Salomão (Guilherme Dellorto) em Reis; nobre é apaixonado por Abisague (Barbara França)

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 27/10/2023 - 21h21

Abisague (Barbara França) é uma mistura de diversas figuras bíblicas na novela Reis. Ela é realmente citada nos textos sagrados por esse nome como uma das concubinas de Davi (Petrônio Gontijo). O grande amor da vida de Salomão (Guilherme Dellorto) também é mencionado nas escrituras como "sulamita" --em referência à origem, a vila de Suném.

O rei de Israel era tão apaixonado pela mulher --uma de suas 300 esposas e 700 concubinas-- que até mesmo a dedicou alguns poemas apaixonados. Esses versos existem até hoje e estão registrados no livro Cântico dos Cânticos.

"Ó amor, como são formosos os teus pés calçados com delicadas sandálias, ó filha do príncipe! As curvas das suas coxas são verdadeiras pérolas; obras das mãos do mais excelente artífice", escreve o monarca, no sétimo capítulo.

Abisague é o verdadeiro amor de Salomão no folhetim de Cristiane Cardoso. Não à toa, ela é filha de Benaia (Antônio Coimbra) --cuja família vem justamente da vila de Suném, na região habitada pela tribo de Issacar. Ela realmente é uma sunamita ou sulamita, a depender da tradução.

Suném era localizada perto do Vale de Jizreel, na região da Galiléia, no norte de Israel. A povoação é citada na Bíblia pela primeira vez quando Saul (Carlo Porto) enfrentou os filisteus. O profeta Eliseu também visitou o local.

Abisague teve filhos?

De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.

Quem é o filho de Salomão?

O livro de Crônicas aponta que Roboão foi o "filho favorito" de Salomão, que nasceu a partir da relação dele com Naamá (Ingrid Conte). Ele vai sofrer com as escolhas do pai, perdendo o trono de Israel --reinando apenas sobre as tribos de Benjamim e Judá.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.


Resumos Semanais

Novela Reis: Resumo dos próximos capítulos da trama da Record - 29/4 a 7/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 300)
De amizade com Mazaab e Kéfira, Naamá prova de um costume das estrangeiras. Com Jerusalém em festa, Salomão fala sobre a sabedoria.
Terça, 30/4 (Capítulo 301)
Em Sabá, um convite especial chega à rainha. Afim de ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.