Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CORRERIA

Professora Lu de Renascer, Eli Ferreira escondeu escalação até da irmã: 'No susto'

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Eli Ferreira tem expressão compreensiva enquanto segura uma xícara de café em cena de Renascer

Eli Ferreira vive a professorinha Lu em Renascer; escalação foi confirmada no último minuto

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 30/3/2024 - 10h00

Elogiada por sua atuação como a refugiada Marie em Órfãos da Terra (2019), Eli Ferreira ganha a grande oportunidade de sua carreira até o momento como a professora Lu no remake de Renascer. Mas sua escalação gerou algumas situações divertidas nos bastidores: sem poder revelar que faria o papel, ela precisou esconder o fato até da própria irmã!

"A festa de lançamento da novela foi em 17 de janeiro, mas na noite anterior vazou o meu nome. Só que eu nem tinha assinado o contrato ainda, estava esperando! Acordei com uma enxurrada de mensagens no WhatsApp, mas passei o dia inteiro ignorando todo mundo, nem para minha irmã eu falei nada (risos). Eu já sabia que estava escalada, mas fiquei na minha, quietinha. Só depois que eu assinei que comecei a responder, mas foram umas sete horas deixando todo mundo no vácuo", lembra a atriz.

A definição da intérprete da professorinha era, de fato, um dos grandes mistérios da nova versão da novela de 1993. Praticamente todo o elenco já tinha sido revelado, mas nada do nome da atriz que viveria Lu. "Foi uma correria, eu entrei na reta final! Recebi os roteiros e cinco dias depois já estava gravando", conta Eli em entrevista exclusiva com o Notícias da TV.

Natural de Nova Iguaçu (RJ), a atriz tomou um susto no pouco tempo que teve para se preparar. "A personagem seria paulista ou carioca, então eu não tinha me preocupado muito com sotaque. Quando chegou a notícia de que ela seria soteropolitana, tive que correr. Por sorte, meu namorado é da Bahia, tenho amigos baianos, isso me ajudou. Pude trocar com eles em outro lugar."

A atriz de 32 anos ainda era um bebê quando a Renascer original foi ao ar. Ela não faz rodeios e admite que não tem nenhuma recordação da novela. "Daquela época, a única que eu lembro é A Viagem [1994], mas nem sei muito bem o porquê", diz, especulando que algumas cenas mais intensas da trama espírita podem ter marcado uma criança tão pequena.

E a família, como reagiu à escalação? "Minha mãe até via a novela em 1993, sabia quem era a Lu, mas não tinha nenhuma ligação afetiva. Ela ficou feliz por mim porque entendeu a importância de eu estar no horário das nove, o frisson de conseguir mais um trabalho. Ela e meus irmãos entenderam que é mais um degrau na minha carreira, mas o fato de ser Renascer não mudou muito."

Eli até tentou ver sequências de Lu na versão original, em que Leila Lopes (1959-2009) viveu a personagem; a empreitada não foi muito bem-sucedida. "Infelizmente, não consegui muitas coisas. Eu só achei muitos textos sobre o que aconteceu com a Leila [que foi encontrada morta em seu apartamento aos 50 anos]. Queria cenas da novela, não notícias pesadas!", desabafa.

Zinha (Samantha Jones) beijou Lu em Renascer

Com a arte correndo nas veias, Eli valoriza a sensibilidade que o autor Bruno Luperi tem mostrado para atualizar o texto original de seu avô Benedito Ruy Barbosa. Em uma das mudanças, a professora ganhou um beijo de Zinha (Samantha Jones), que está tentando entender sua orientação sexual. Lu não retribuiu o carinho, mas incentivou a produtora a não mentir para si mesma.

"Eu achei essa sequência a coisa mais linda. Tenho algumas cenas que eu carrego embaixo da asa, e essa é uma delas. Achei de uma delicadeza o texto, e fazê-la foi muito delicado também, eu atuei muito de acordo com o que a Samantha me trazia. As duas ali, muito sensibilizadas, mas com a professora sendo um pilar para segurar a mão da Zinha", valoriza a artista.

O beijo entre as duas já estava programado antes mesmo de Eli ser escalada. Samantha, aliás, estava louca para descobrir quem viveria a professora. "No dia da festa mesmo ela veio me procurar e adiantou que ia ter essa cena. Foi tudo muito construído para levar até ali. E as pessoas torceram muito, mas foi no momento em que elas menos esperavam", lembra ela, que admite que torceu por outra resolução para a sequência: "Por mim, a Lu retribuiria (risos)".

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 30/5 a 15/6

Quinta, 30/5 (Capítulo 112)
Bento conta a Mariana e a José Inocêncio o deslize cometido por João Pedro em seu casamento. Mariana questiona o casamento sem amor de João Pedro. João confessa a Zinha que sofre por não conseguir tirar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.