DANIEL DANTAS

Preso em casa, ator de Novo Mundo entrega obsessão da quarentena; saiba qual

RAQUEL CUNHA/TV GLOBO

O ator Daniel Dantas caracterizado como Olinto em cena de Novo Mundo

Daniel Dantas interpreta padre Olinto no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão

REDAÇÃO - Publicado em 02/07/2020, às 15h56

Preso em casa por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), Daniel Dantas passa a maior parte do tempo entre os seus livros. Um deles em particular não tem descanso na estante. Intérprete do padre Olinto em Novo Mundo, o ator está obcecado em decorar os primeiros versos da Ilíada, escrito há quase três milênios pelo poeta Homero.

"Estou memorizando o texto do primeiro canto, que um dia quero fazer com o público, mas que por enquanto a única perspectiva é eventualmente fazer por internet. Então estou decorando, discutindo e esperando para poder voltar a gravar, ou melhor, começar a próxima novela das nove", explica ele, que está escalado para Um Lugar ao Sol.

O poema invoca a deusa da memória, Mnemosine, para lembrar os inúmeros conflitos entre gregos e troianos que dão origem à tragédia do herói Ulisses --permeada por sereias, bruxas e pelo famigerado cavalo de madeira recheado de soldados que decretou o fim da guerra entre os dois povos.

Aos 66 anos, o artista brinca que a poesia não é a sua única obsessão durante a quarentena. "Estou tomando muito cuidado com tudo. Usando álcool, máscara, luva, lavando a mão. Dependendo da situação, mantendo a distância social e morrendo de saudades das pessoas que não posso ver pessoalmente", confidencia.

Ele também tem acompanhado vez ou outra a edição especial do folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão. "Adorei a novela ter voltado. Eu gostaria de rever várias coisas. Não só minhas, como de outros atores. Realmente é muito bonita e bem feita", elogia o namorado de Letícia Sabatella.

A produção, inclusive, impôs um desafio ao veterano. "Foi a primeira vez que eu arrisquei fazer um sotaque em uma trama inteira. Foi legal ver durante a primeira exibição e com o pouco que vi agora posso ficar relativamente satisfeito com o resultado", conta o carioca.

Apesar de interpretar um português, ele sente que pode entrar em contato com a cultura indígena por participar do núcleo da aldeia tucaré. "Eles foram e são os donos reais dessa terra e estão correndo muito risco hoje em dia. E como é terrível em muitos casos, quase que sempre, a chegada do homem branco do estrangeiro em áreas que já estão previamente ocupadas", analisa Dantas.


Saiba tudo que vai acontecer nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#19: Tereza Cristina toca o terror com sabotagem, cobra e atentado" no Spreaker.


Além de acompanhar as notícias de Novo Mundo aqui no site, inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em outras novelas.

Últimas de Novo Mundo

Resumos semanais

Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 10 a 22 de agosto

Segunda, 10/8 (Capítulo 115)
Joaquim explica seu plano para Fred. Leopoldina pensa em fazer um evento para reafirmar as alianças políticas de dom Pedro. Cecília pede para viajar com os piratas até o navio negreiro. Libério e Luana trocam ... Continue lendo

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Qual é seu programa favorito gravado na quarentena?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook