ANÁLISE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Alinne Moraes e Cauã Reymond em cena de sexo da novela Um Lugar ao Sol
A expressão "sexy sem ser vulgar" cai como uma luva na comparação das principais produções da Globo e do Globoplay no momento, respectivamente Um Lugar ao Sol e Verdades Secretas 2. Enquanto a trama de Walcyr Carrasco apela para a vulgaridade, com cenas e mais cenas de sexo no melhor estilo pornô soft, a história de Lícia Manzo trata o assunto com naturalidade, gerando discussões muito mais interessantes do que apenas sequências de acasalamentos quase explícitos como as protagonizadas por Giovanna (Agatha Moreira) e Angel (Camila Queiroz).
Ainda que as duas novelas tratem o sexo sem moralismos --o que por si só é um ponto a favor das duas produções--, a diferença na abordagem sexual de Um Lugar ao Sol daquela que é feita em Verdades Secretas 2 reside justamente na surpresa causada pelas cenas.
Na trama das nove, o tema aparece de diversas maneiras que não propriamente o ato sexual em si, desdobrando-se em outras situações e servindo de combustível para a trama seguir adiante. Já na história do Globoplay, o sexo é esperado, mas quando acontece, fica por isso mesmo. É um prazer momentâneo, uma faísca que explode e logo se apaga.
É certo que são propostas bem díspares, tratadas dentro dos limites que suas plataformas de exibição permitem. Mesmo assim, consideradas duas tramas adultas, Um Lugar ao Sol deixa Verdades Secretas 2 no chinelo. No folhetim das nove, o sexo está inserido no contexto dos dilemas dos personagens, em especial de Rebeca (Andrea Beltrão), a mulher mais sexual da história.
reprodução/tv globo
Rebeca se masturba em Um Lugar ao Sol
Em Verdades Secretas 2, o assunto mais parece cobrir uma lacuna narrativa, embalada numa estética voyeur, em que o espectador é convidado a se deliciar com o prazer dos personagens. Com uma história bastante fraca em curso, a alternativa encontrada parece ter sido a da apelação. Mas o resultado final soa apenas artificial --para não dizer constrangedor.
Lícia Manzo quebra ainda muito mais tabus ao tratar com naturalidade temas como a masturbação e os desejos femininos. Mais uma vez, Rebeca cumpre a função de trazer a discussão à tona, como na já icônica cena em que a personagem se toca, e que parece ter chocado muito mais o público do que as inúmeras sequências gratuitas de pegação de Verdades Secretas 2.
Outro ponto de destaque no quesito sexualidade é quando Tulio (Daniel Dantas) tenta transar com a mulher assistindo a um filme pornô. A situação, aparentemente banal, ganhou profundidade com a ex-modelo se revoltando e posteriormente levando o tópico para a análise. Suas sessões de terapia com Ana Virgínia (Regina Braga), aliás, são carregadas do assunto.
Vendida como uma história proibida para menores e repleta de ousadia, Verdades Secretas 2 entrega o que o marketing em torno de seu lançamento prometeu, pois existem ali todos os ingredientes de sacanagem: beijo grego, sadomasoquismo, sexo em ambientes públicos e por aí vai. Mas isso não quer dizer que a quantidade apresentada capítulo após capítulo seja melhor do que a qualidade do tratamento que Um Lugar ao Sol dá ao tema.
Ao comparar as duas novelas, é como se Um Lugar ao Sol fosse uma noitada daquelas e Verdades Secretas 2, apenas uma "rapidinha".
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Agatha Moreira
Andrea Beltrão
Camila Queiroz
Daniel Dantas
Globo
Lícia Manzo
Novela Um Lugar ao Sol | Globo
Novelas
Verdades Secretas 2
Walcyr Carrasco
Um Lugar ao Sol: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 23 a 26/3
Quarta, 23/3 (Capítulo 117)
A emissora não forneceu o resumo do capítulo.
Quinta, 24/3 (Capítulo 118)
A emissora não forneceu o resumo do penúltimo capítulo.
Sexta, 25/3 (Capítulo 119)
A emissora não forneceu o resumo do último capítulo.
Sábado, 26/3 ...Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.