Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MAKEDA

Rainha de Sabá: Conheça a história perdida que a novela Reis não vai contar

REPRODUÇÃO/RECORD

A atriz Sharam Diniz caracterizada como Makeda em cena de Reis

Makeda (Sharim Dizin), a rainha de Sabá, na novela Reis; há várias narrativas sobre a nobre

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 2/5/2024 - 20h30

Makeda (Sharam Diniz) não fascinou somente Salomão (Guilherme Dellorto) na novela Reis. Há diversos registros sobre a rainha de Sabá nas religiões abraâmicas, como o islamismo, o judaísmo e o cristianismo, mas com muitas diferenças entre si. Existem também um relato sobre ela no Kebra Negast (Glória aos Reis) --com compilações sobre as lendas da Etiópia.

O reino de Sabá ia desde a Etiópia, no chifre da África, até o Iêmen, no sul da península arábica. Ele era conhecido como um dos mais ricos da região, não à toa é citado por diversos povos.

O folhetim da Record obviamente vai seguir as menções que existem no Antigo e no Novo Testamento. Em linhas gerais, Makeda se impressiona pela sabedoria de Salomão, casa-se com ele e se converte à fé do Deus único de Israel.

Esse relato foi explorado por artistas durante toda a Idade Média, que viam uma alegoria da união de Cristo com a Igreja --no caso, a Católica, já que o protestantismo só viria a existir na Idade Moderna.

O relato é parecido no Alcorão, em que Makeda é chamada pelo nome árabe de Balkis ou Bilkis. Ela prepara diversas charadas para Salomão, que facilmente as decifra, ainda a surpreendendo com um efeito mágico --o teletransporte de seu trono de Sabá para Israel.

Makeda é o nome da rainha de Sabá pelos próprios etíopes, que consideram o fruto de sua relação com Salomão como o seu primeiro imperador Menelik 1º. Os trechos conhecidos foram retirados do Kebra Negast.

A rainha de Sabá teria aceitado passar uma noite no palácio de Salomão, sob a condição que não a tocasse. Ele assim o fez, com um adendo: desde que não usurpasse qualquer bem.

A rainha ficou muito revoltada, porque não tinha intenção de levar nada de Israel, já que era uma das monarcas mais ricas da Antiguidade. O rei de Israel, porém, a serviu um banquete muito condimentado, a obrigando a deixar seus aposentos no meio da noite até se deparar com uma jarra de água.

Salomão a pegou no flagra e disse que a jarra era um de seus pertences mais estimados. Makeda, sem opção, deitou-se com o nobre e voltou grávida de Menelik para Sabá.


Resumos Semanais

Resumo de Reis: Próximo capítulo da novela da Record - 31/1

Sexta, 31/1 (Capítulo 20)
Samuel dá um discurso motivador e transformador para o povo. Lessér desconfia do comportamento da rainha. Quis é surpreendido pela chegada da filha de Jotã. Ada revê Tamembér. Os capítulos de Reis são fornecidos pela Record ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.