Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MAKEDA

Rainha de Sabá: Conheça a história perdida que a novela Reis não vai contar

REPRODUÇÃO/RECORD

A atriz Sharam Diniz caracterizada como Makeda em cena de Reis

Makeda (Sharim Dizin), a rainha de Sabá, na novela Reis; há várias narrativas sobre a nobre

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 2/5/2024 - 20h30

Makeda (Sharam Diniz) não fascinou somente Salomão (Guilherme Dellorto) na novela Reis. Há diversos registros sobre a rainha de Sabá nas religiões abraâmicas, como o islamismo, o judaísmo e o cristianismo, mas com muitas diferenças entre si. Existem também um relato sobre ela no Kebra Negast (Glória aos Reis) --com compilações sobre as lendas da Etiópia.

O reino de Sabá ia desde a Etiópia, no chifre da África, até o Iêmen, no sul da península arábica. Ele era conhecido como um dos mais ricos da região, não à toa é citado por diversos povos.

O folhetim da Record obviamente vai seguir as menções que existem no Antigo e no Novo Testamento. Em linhas gerais, Makeda se impressiona pela sabedoria de Salomão, casa-se com ele e se converte à fé do Deus único de Israel.

Esse relato foi explorado por artistas durante toda a Idade Média, que viam uma alegoria da união de Cristo com a Igreja --no caso, a Católica, já que o protestantismo só viria a existir na Idade Moderna.

O relato é parecido no Alcorão, em que Makeda é chamada pelo nome árabe de Balkis ou Bilkis. Ela prepara diversas charadas para Salomão, que facilmente as decifra, ainda a surpreendendo com um efeito mágico --o teletransporte de seu trono de Sabá para Israel.

Makeda é o nome da rainha de Sabá pelos próprios etíopes, que consideram o fruto de sua relação com Salomão como o seu primeiro imperador Menelik 1º. Os trechos conhecidos foram retirados do Kebra Negast.

A rainha de Sabá teria aceitado passar uma noite no palácio de Salomão, sob a condição que não a tocasse. Ele assim o fez, com um adendo: desde que não usurpasse qualquer bem.

A rainha ficou muito revoltada, porque não tinha intenção de levar nada de Israel, já que era uma das monarcas mais ricas da Antiguidade. O rei de Israel, porém, a serviu um banquete muito condimentado, a obrigando a deixar seus aposentos no meio da noite até se deparar com uma jarra de água.

Salomão a pegou no flagra e disse que a jarra era um de seus pertences mais estimados. Makeda, sem opção, deitou-se com o nobre e voltou grávida de Menelik para Sabá.


Resumos Semanais

Resumo de Reis: Próximos capítulos da novela da Record - 14/6

Sexta, 14/6 (Capítulo 334)
Sucessor de Roboão, Abias busca conselho com Semaías, mas a culpa pelo seu envolvimento com Joela vem à tona. Nos portões de Jerusalém, Jeroboão dá início ao plano. Os capítulos de Reis são fornecidos pela Record ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.