Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

PROMESSA ANTIGA

Pantanal: Traumatizado, José Leôncio confessa segredo e deixa Filó sem chão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Palmeira e Dira Paes em cena de Pantanal, abraçados

Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) nunca disse eu te amo para Filó (Dira Paes)

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 1/8/2022 - 20h55

Filó (Dira Paes) e José Leôncio (Marcos Palmeira) terão uma conversa íntima e reveladora em Pantanal. O telespectador da novela das nove da Globo vai descobrir que, além de não ter se casado com a mulher, o fazendeiro também nunca disse que a amava. Ele abrirá o jogo em relação à promessa que fez após perder as pessoas que mais gostou na vida.

Os dois estarão na cama conversando sobre a segunda família de Tenório (Murilo Benício) quando Filó relembrará quando ele chegou do Rio de Janeiro casado com Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles). "Ela ficava lá, deitada na rede, se quexâno das suas cumitiva que nunca acabava... E eu ficava c’o meu coração mais apertado que o dela", dirá a cozinheira.

O pecuarista puxará a dona de casa para perto de si pedindo para ela esquecer esses "maus pedaços". "Mais é verdade... Quâno eu ouvia seu berrante tocâno, ‘inda longe daqui, meu coração disparava no peito... A minha vontade era saí em disparada pra lhe encontrá. Mas aí eu falava: 'Fica quéta no teu canto, Filó... Num mostra tanta alegria'. E ela vinha, a tua Madeleine, e me perguntava se era ocê quem tava chegâno... Eu falava que era... E ela fechava a cara, cum jeito de quem só queria vê ocê chegá pra começá aquelas discussão lembra?", continuará Filó.

José Leôncio falará que não quer lembrar do que aconteceu e que Madeleine está enterrada no fundo de um rio. "E no teu coração, Zé? Ela tá enterrada também?", perguntará Filó. É uma pergunta que, apesar dos anos, ela não tem resposta. Ele, então, vai se declarar à mulher e a abraçará, emocionado:

Eu tocava o meu berrante pensâno n’ocê. É. Eu sabia que era ocê quem ia me ôvi primêro. E sabia que ocê ia avisá ela: 'olha o berrante tocâno, dona Madalena... É o teu marido quem tá chegâno!'. Eu sabia que ocê ia acarmá o coração dela... Que ia guardá o meu fio das nossa briga... Era o que eu pedia quâno apertava o berrante nos beiço e começava a tocá... Eu tinha certeza que ocê ia ouví primêro. E demorô pra eu entendê isso.

Até que ela, dilacerada, comentará: "Ocê nunca disse que me amava, que
nem ocê falava pra ela". "Tem certas coisas que a gente num precisa
dizê.", responderá o fazendeiro. "Mais eu sinto farta... Sabe? A única
quêxa que eu podia tê d’ocê na vida era essa", explicará a morena, sentida.

Ele se calará, e ela, de repente, vai se erguer nos cotovelos e se deparará com os olhos marejados de seu grande amor: "Eu jurei pra mim mêmo que nunca mais ia usá essa palavra". A personagem de Dira Paes vai querer saber o porquê daquela fala tão sofrida. "Todo mundo que eu disse isso foi s’embora...
Meu pai... Minha mãe... A Madeleine... Até mêmo o Joventino [Jesuita Barbosa]", soltará o milionário.

Ele temerá que ela seja a próxima se falar sobre seu amor. "Eu num vô m’embora da sua vida é nunca, José Leôncio. Será que ocênum vê?", dirá Filó. Ele a puxará para perto de si, sofrendo com esse amor: "Então fica quéta aqui comigo". E o abraço dele dirá mais do que tudo. Mas o homem não falará eu te amo. No roteiro, está indicado que ele tem medo dessas palavras, enquanto ela sente falta.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa eadaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#112 - Grávida de bebê-diabo, Irma ganha poderes em Pantanal" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 8 a 20/8

Segunda, 8/8 (Capítulo 115)
José Leôncio avisa Guta e seus irmãos que deseja falar com Tenório antes de responder sobre a possível sociedade com eles. Filó pede que Zefa não faça Tadeu sofrer. Trindade confessa a Irma que sente que ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual o personagem mais chato de Pantanal?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.