PROMESSA ANTIGA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Em Pantanal, José Leôncio (Marcos Palmeira) nunca disse eu te amo para Filó (Dira Paes)
Filó (Dira Paes) e José Leôncio (Marcos Palmeira) terão uma conversa íntima e reveladora em Pantanal. O telespectador da novela das nove da Globo vai descobrir que, além de não ter se casado com a mulher, o fazendeiro também nunca disse que a amava. Ele abrirá o jogo em relação à promessa que fez após perder as pessoas que mais gostou na vida.
Os dois estarão na cama conversando sobre a segunda família de Tenório (Murilo Benício) quando Filó relembrará quando ele chegou do Rio de Janeiro casado com Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles). "Ela ficava lá, deitada na rede, se quexâno das suas cumitiva que nunca acabava... E eu ficava c’o meu coração mais apertado que o dela", dirá a cozinheira.
O pecuarista puxará a dona de casa para perto de si pedindo para ela esquecer esses "maus pedaços". "Mais é verdade... Quâno eu ouvia seu berrante tocâno, ‘inda longe daqui, meu coração disparava no peito... A minha vontade era saí em disparada pra lhe encontrá. Mas aí eu falava: 'Fica quéta no teu canto, Filó... Num mostra tanta alegria'. E ela vinha, a tua Madeleine, e me perguntava se era ocê quem tava chegâno... Eu falava que era... E ela fechava a cara, cum jeito de quem só queria vê ocê chegá pra começá aquelas discussão lembra?", continuará Filó.
José Leôncio falará que não quer lembrar do que aconteceu e que Madeleine está enterrada no fundo de um rio. "E no teu coração, Zé? Ela tá enterrada também?", perguntará Filó. É uma pergunta que, apesar dos anos, ela não tem resposta. Ele, então, vai se declarar à mulher e a abraçará, emocionado:
Eu tocava o meu berrante pensâno n’ocê. É. Eu sabia que era ocê quem ia me ôvi primêro. E sabia que ocê ia avisá ela: 'olha o berrante tocâno, dona Madalena... É o teu marido quem tá chegâno!'. Eu sabia que ocê ia acarmá o coração dela... Que ia guardá o meu fio das nossa briga... Era o que eu pedia quâno apertava o berrante nos beiço e começava a tocá... Eu tinha certeza que ocê ia ouví primêro. E demorô pra eu entendê isso.
Até que ela, dilacerada, comentará: "Ocê nunca disse que me amava, que
nem ocê falava pra ela". "Tem certas coisas que a gente num precisa
dizê.", responderá o fazendeiro. "Mais eu sinto farta... Sabe? A única
quêxa que eu podia tê d’ocê na vida era essa", explicará a morena, sentida.
Ele se calará, e ela, de repente, vai se erguer nos cotovelos e se deparará com os olhos marejados de seu grande amor: "Eu jurei pra mim mêmo que nunca mais ia usá essa palavra". A personagem de Dira Paes vai querer saber o porquê daquela fala tão sofrida. "Todo mundo que eu disse isso foi s’embora...
Meu pai... Minha mãe... A Madeleine... Até mêmo o Joventino [Jesuita Barbosa]", soltará o milionário.
Ele temerá que ela seja a próxima se falar sobre seu amor. "Eu num vô m’embora da sua vida é nunca, José Leôncio. Será que ocênum vê?", dirá Filó. Ele a puxará para perto de si, sofrendo com esse amor: "Então fica quéta aqui comigo". E o abraço dele dirá mais do que tudo. Mas o homem não falará eu te amo. No roteiro, está indicado que ele tem medo dessas palavras, enquanto ela sente falta.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa eadaptada por Bruno Luperi, a novela Pantanal ficará no ar até outubro. Em seguida, a Globo vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.
Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#112 - Grávida de bebê-diabo, Irma ganha poderes em Pantanal" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.