Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUCIENE ADAMI

Pantanal: Quem era a Guta da novela original? Veja por onde anda a atriz

DIVULGAÇÃO/REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Guta nas duas versões de Pantanal: à esquerda está Luciene Adami, e à direita está Julia Dalavia

Guta nas duas versões da novela Pantanal: Luciene Adami (à esquerda) e Julia Dalavia (à direita)

DANIELE AMORIM

daniele.amorim@noticiasdatv.com

Publicado em 14/4/2022 - 21h00

Julia Dalavia é a intérprete de Guta no remake Pantanal. Na primeira versão da novela, em 1990, a estreante Luciene Adami foi quem deu vida à filha de Tenório (Antônio Petrin no passado e Murilo Benício no presente). A atriz tinha 26 anos na época e ganhou fama em todo o país, já que sua personagem era uma mulher à frente do seu tempo e ainda por cima com cenas sensuais no folhetim de Benedito Ruy Barbosa.

Em entrevista à revista Donna, do jornal Zero Hora, Luciene relembrou o trabalho que a projetou como estrela no cenário nacional. Antes de Pantanal, a atriz era apresentadora da TV Cultura. Ela foi chamada pelo diretor Jayme Monjardim para integrar o elenco da novela da extinta Manchete (1983-1999).

"A gente não tinha a menor ideia do que ia acontecer com aquilo que estávamos fazendo naquele lugar desconhecido. Estávamos completamente entregues, apaixonados pelo trabalho, pelo Pantanal em si, sem qualquer perspectiva do alcance gigantesco que viria a seguir", disse Luciene.

O assédio se tornou tão grande que a artista teve dificuldades de fazer coisas triviais, como ir à padaria, compras no mercado ou até mesmo passear pela rua: "Tudo o que fazia em meia hora passou a precisar de uma hora e meia". 

Guta foi uma sensação na dramaturgia do início dos anos 1990 por conta do seu comportamento feminista, transgressora. Ela sempre defendia a mãe, Maria Bruaca (Ângela Leal no passado e Isabel Teixeira no presente), do marido agressivo, Tenório.

Outro fator que deixou a personagem na boca do povo foi seu corte de cabelo. Guta ostentava um visual moderno com as madeixas curtas na altura da nuca. "Várias mulheres me falaram, e falam até hoje, que cortaram o cabelo, na época, igual ao da Guta. Acho que eu já tinha um pouco a ver com ela. Já usava aquele cabelo há uns cinco ou seis anos", acrescentou a artista. 

Qual é a história de Guta em Pantanal

Assim como será exibido no remake escrito por Bruno Luperi, Guta é filha de Maria Bruaca com Tenório e descobre que o pai tem uma segunda família.

No decorrer do folhetim de Benedito Ruy Barbosa, ela se envolve com o meio-irmão Marcelo (Tarcísio Filho no passado e Lucas Leto agora), mas sem saber sobre o suposto parentesco com o rapaz.

Amante da liberdade, Guta também se envolve com Jove (Marcos Winter no passado e Jesuíta Barbosa no remake) e Tadeu (Marcos Palmeira em 1990 e José Loreto agora). Ela, no entanto, termina a trama com Marcelo após descobrir que o namorado não é filho de Tenório.

Como está Luciene Adami hoje?

Trinta e dois anos após a exibição original de Pantanal, Luciene Adami tem 58 anos e ainda continua na vida artística. Recentemente, ela terminou as gravações da série Centro Liberdade e concilia trabalhos de locuções com a docência. Ela é professora de teatro em uma escola especializada em artes cênicas do Rio Grande do Sul.

Veja uma publicação recente da atriz no Instagram:


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#96 - Mulher-onça e casos de família na segunda fase de Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.