DISCURSO EM AVIÃO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
José Leôncio (Marcos Palmeira) vai inventar de fazer uma despedida e dar ordens ao mesmo tempo
José Leôncio (Marcos Palmeira) escolherá um péssimo momento para desabafar com Jove (Jesuita Barbosa) em Pantanal. O pecuarista começará a discutir a relação dos dois durante uma viagem de avião, que será abalada por uma tempestade terrível. Os elogios ao filho rapidamente se transformarão em ordens, e a teimosia do fazendeiro poderá lhe custar a vida na novela das nove da Globo.
De início, o papo será só alegria. O todo-poderoso do bioma estará feliz com a transformação do caçula, e Jove vai creditar ao pai os rumos que tomou na carreira. A conversa será tão profunda que a viagem de São Paulo ao Mato Grosso do Sul parecerá até mais longa.
"Você virou um peão de mão cheia e se mostrou um empresário melhor do que eu", dirá o companheiro de Filó (Dira Paes), em mais um de seus elogios. "Eu fiz isso tudo pelo senhor", responderá o aspirante a fotógrafo. O patriarca dos Leôncio quase cairá no choro com a declaração. "Mas é verdade... Antes de te conhecer, eu não queria nada com a vida", arrematará o rapaz.
"Ocê não calcula a satisfação que isso me dá... E o peso que me tira das costas saber que ocê vai tá aqui no dia em que eu faltar", comentará o magnata. O mocinho ficará preocupado com a afirmação. Ele e o pai, afinal, só foram para a cidade grande justamente para o barbudo fazer uma bateria de exames.
"Mas esse dia ainda vai demorar muito, não vai?", soltará o marido de Juma (Alanis Guillen). "Vai. Pelo menos é o que ele diz", responderá Zé, se referindo ao médico. Só que o profissional da área da saúde, na verdade, terá dito exatamente o contrário. Ele terá pedido para o milionário procurar um especialista e fazer uma cirurgia urgentemente --ou a morte viria em questão de meses.
Pai e filho até poderiam continuar a discussão na aeronave, mas uma visão atormentará os dois tripulantes. Uma tempestade terrível terá começado a se formar, para o desespero dos dois --que viram Madeleine (Karine Teles), mãe do rapaz e ex-mulher do fazendeiro, morrer da mesma forma.
No desespero, o magnata começará a distribuir ordens na maior ignorância. O clima, antes tão fofo, se tornará quase hostil. "Olha... O tempo tá fechado lá na frente... Vamos entrar por aquela brecha!", mandará o fazendeiro, já em pânico.
Jove irá discordar. "Eu acho melhor a gente voltar", dirá o personagem de Jesuita Barbosa, que estará no comando do avião. "Não... Eu tô mandando! Entra por aquela brecha, que a gente já sai em cima do Pantanal! Não discute comigo!”, berrará o pai de José Lucas (Irandhir Santos).
O rapaz ainda soltará um risinho de nervoso. "Tá legal... Se a gente morrer, morremos juntos", brincará ele. "Eu acho uma boa", finalizará o fazendeiro, que sobreviverá à tempestade. O coração dele, no entanto, não suportará muito tempo. O protagonista sentirá uma dor no peito e finalmente encontrará o Velho do Rio (Osmar Prado) no Além no último capítulo.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Em outubro, a emissora vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Listen to "# Tenório estupra, tortura e traumatiza Alcides em Pantanal!" on Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.