Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Os três acertos que tornaram Renascer um pouco menos sofrível de assistir

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

João Pedro (Juan Paiva) e Maria Santa (Duda Santos) se olham em cena da novela Renascer; atrás há uma janela com bastante luz

João Pedro (Juan Paiva) e Maria Santa (Duda Santos) em Renascer: atores causaram emoção

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 30/8/2024 - 21h00

Renascer chega à última semana com uma história arrastada e extremamente monótona, mesmo com as diversas mudanças do autor Bruno Luperi para tentar movimentar a saga dos Inocêncio. A audiência da novela das nove ficou abaixo da esperada para o horário, indicando o cansaço do público com tramas rurais e também remakes.

A impressão é de que a narrativa não andou nos mais de 190 capítulos do folhetim, com o looping de José Inocêncio (Marcos Palmeira) rejeitando João Pedro (Juan Paiva) em todas as oportunidades. A mágoa do protagonista com o caçula por causa da morte de Maria Santa (Duda Santos) no parto não convenceu, o que só causou aversão pelo fazendeiro.

Apesar das críticas, o remake acertou em pelo menos três quesitos ao longo desses oito meses: a primeira fase, as aparições do espírito de Santinha e a escalação de Juan Paiva.

Os primeiros capítulos da história foram ótimos, com elenco bastante entrosado. O início do romance de Inocêncio (vivido então por Humberto Carrão) e Maria Santa comoveu o público, e as vilanias de Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz) também chamaram a atenção.

Contudo, infelizmente, a trama desandou com a passagem de tempo. Nem mesmo o misticismo do diabinho na garrafa, as idas e vindas de casais ou as mortes foram suficientes para reacender a vontade de acompanhar a trama.

As poucas exceções em que a emoção voltava ao folhetim foram as sequências com o espírito de Santinha. A delicadeza na interpretação de Duda Santos trazia uma áurea de tranquilidade e paz mesmo em momentos tensos da trama, como quando a alma buscou Venâncio (Rodrigo Simas) e também recentemente nas conversas com João Pedro.

Aliás, Juan Paiva praticamente carregou a novela nas costas --e provou mais uma vez ser um dos melhores artistas de sua geração. O ator acertou em cheio o tom do personagem e ganhou o carinho do noveleiro, que o defendeu com unhas e dentes nas redes sociais a cada humilhação de Inocêncio. O romance do mocinho com Sandra (Giullia Buscacio) também arrematou a torcida do público.

Há que se fazer também uma menção honrosa à participação de Malu Mader nessa reta final. A atriz entrou com o bonde andando e conseguiu sentar na janelinha com louvor. O desempenho foi tão satisfatório que Aurora ficou mais tempo no folhetim do que era previsto --pena que não o suficiente para mudar o destino de José Inocêncio.

Ao menos não é possível dizer que o autor não se esforçou para reverter a apatia do telespectador. Luperi remexeu na obra do avô, Benedito Ruy Barbosa, e alterou os rumos de vários personagens.

Diferentemente de 1993, por exemplo, Tião (Irandhir Santos) não morreu tragicamente. O escritor também decidiu trocar os casais na reta final, deixando Bento (Marcello Melo Jr) com Kika (Juliane Araújo) e Ritinha (Mell Muzzillo) com Eriberto (Pedro Neschling). Além de criar um amor para Zinha (Samantha Jones).

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

A adaptação de Bruno Luperi da saga rural escrita originalmente pelo avô, Benedito Ruy Barbosa, entrou na reta final. O remake será substituído por Mania de Você, nova trama de João Emanuel Carneiro, em 9 de setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 30/8 a 7/9

Sexta, 30/8 (Capítulo 191)
Inácia acode Teca. Quitéria aparece para Inácia e avisa que ela não pode mudar o destino de José Inocêncio. Eriberto procura por Ritinha. Damião não aceita ter perdido Eliana para Egídio. José Inocêncio decide não participar ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.