ANÁLISE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
João Pedro (Juan Paiva) e Maria Santa (Duda Santos) em Renascer: atores causaram emoção
Renascer chega à última semana com uma história arrastada e extremamente monótona, mesmo com as diversas mudanças do autor Bruno Luperi para tentar movimentar a saga dos Inocêncio. A audiência da novela das nove ficou abaixo da esperada para o horário, indicando o cansaço do público com tramas rurais e também remakes.
A impressão é de que a narrativa não andou nos mais de 190 capítulos do folhetim, com o looping de José Inocêncio (Marcos Palmeira) rejeitando João Pedro (Juan Paiva) em todas as oportunidades. A mágoa do protagonista com o caçula por causa da morte de Maria Santa (Duda Santos) no parto não convenceu, o que só causou aversão pelo fazendeiro.
Apesar das críticas, o remake acertou em pelo menos três quesitos ao longo desses oito meses: a primeira fase, as aparições do espírito de Santinha e a escalação de Juan Paiva.
Os primeiros capítulos da história foram ótimos, com elenco bastante entrosado. O início do romance de Inocêncio (vivido então por Humberto Carrão) e Maria Santa comoveu o público, e as vilanias de Belarmino (Antonio Calloni) e Firmino (Enrique Diaz) também chamaram a atenção.
Contudo, infelizmente, a trama desandou com a passagem de tempo. Nem mesmo o misticismo do diabinho na garrafa, as idas e vindas de casais ou as mortes foram suficientes para reacender a vontade de acompanhar a trama.
As poucas exceções em que a emoção voltava ao folhetim foram as sequências com o espírito de Santinha. A delicadeza na interpretação de Duda Santos trazia uma áurea de tranquilidade e paz mesmo em momentos tensos da trama, como quando a alma buscou Venâncio (Rodrigo Simas) e também recentemente nas conversas com João Pedro.
Aliás, Juan Paiva praticamente carregou a novela nas costas --e provou mais uma vez ser um dos melhores artistas de sua geração. O ator acertou em cheio o tom do personagem e ganhou o carinho do noveleiro, que o defendeu com unhas e dentes nas redes sociais a cada humilhação de Inocêncio. O romance do mocinho com Sandra (Giullia Buscacio) também arrematou a torcida do público.
Há que se fazer também uma menção honrosa à participação de Malu Mader nessa reta final. A atriz entrou com o bonde andando e conseguiu sentar na janelinha com louvor. O desempenho foi tão satisfatório que Aurora ficou mais tempo no folhetim do que era previsto --pena que não o suficiente para mudar o destino de José Inocêncio.
Ao menos não é possível dizer que o autor não se esforçou para reverter a apatia do telespectador. Luperi remexeu na obra do avô, Benedito Ruy Barbosa, e alterou os rumos de vários personagens.
Diferentemente de 1993, por exemplo, Tião (Irandhir Santos) não morreu tragicamente. O escritor também decidiu trocar os casais na reta final, deixando Bento (Marcello Melo Jr) com Kika (Juliane Araújo) e Ritinha (Mell Muzzillo) com Eriberto (Pedro Neschling). Além de criar um amor para Zinha (Samantha Jones).
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
A adaptação de Bruno Luperi da saga rural escrita originalmente pelo avô, Benedito Ruy Barbosa, entrou na reta final. O remake será substituído por Mania de Você, nova trama de João Emanuel Carneiro, em 9 de setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.