Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PROFESSORA DE FORMAÇÃO

O Rei do Gado: Chiquita revela segredo, e Caxias fica de queixo caído com injustiça

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Ariêta Correa tem os cabelos soltos e usa uma maquiagem leve; ela segura um telefone com as duas mãos e parece apreensiva em cena de O Rei do Gado

Chiquita (Arieta Corrêa) em cena de O Rei do Gado; sua profissão de formação virá à tona na novela

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 6/3/2023 - 16h30

Uma revelação de Chiquita (Arieta Corrêa) fará Caxias (Carlos Vereza) abrir os olhos para uma nova realidade em O Rei do Gado. A moça revelará que é formada em pedagogia, mas abandonou a carreira porque o salário era extremamente baixo. Ela ganha mais prestando serviços como doméstica do que somando aulas e aulas como professora. O político ficará de queixo caído com a notícia na novela reapresentada pelo Vale a Pena Ver de Novo.

Acostumado a lidar com a disputa por terras, ele nunca se debruçou nas demandas dos professores. Também se esforça tanto para ficar longe da empregada, temendo ceder aos encantos dela e trair a mulher, que nunca soube muito sobre a vida da moça. Aliás, ele só descobrirá a história da moça depois que demiti-la.

Ele se cansará das investidas da jovem e pedirá uma indicação para substitui-la. Quitéria (Liana Duval) será a escolhida. Logo nos primeiros dias no emprego, ela engatará um debate sobre as condições dos professores com o político. Mãe de uma professora, ela estará indignada com o fato de não haver giz, lousa e material didático na escola em que a filha leciona.

Caxias dirá que, quando foi professor, as condições eram melhores. Mas a mulher insistirá no caos da educação naquele período. No fim do papo, ela soltará a bomba: "Certa está a Chiquita, né?", dirá ela. O homem não entenderá nada. Ele perguntará o porquê, e a recém-chegada contará a história inteira.

Ué, porque ela largou o diploma de professora e foi ser doméstica, né? O senhor não sabia que a Chiquita é professora desiludida, mas, graças ao pai, graças a Deus, ela ganha quase o dobro do que ganha a minha filha lecionando na escola?

O senador ficará chocado. Passará uma noite estudando sobre o tema, e, no dia seguinte, será capaz até de palestrar sobre isso aos colegas de profissão. Durante uma visita, alguns amigos perguntarão de Chiquita e lembrarão que ela costumava dar pitacos nas conversas. Caxias dará um fecho:

O deputado sabia que aquela mocinha, a Chiquita, é uma moça culta? A Chiquita é professora diplomada. Eu não sabia, fiquei sabendo agora. E eu não entendo seu espanto, deputado. Por acaso o amigo sabe quanto ganha neste país uma professora e quanto ganha neste país uma doméstica? Então faça uma experiência. Experimente chamar uma doméstica de professora, ela vai ficar ofendida.

"É mais uma tragédia nesse país. Entra ano, sai ano, e o ensino se deteriora cada vez mais. Na verdade, a educação nunca foi prioridade em governo nenhum nesta nação. As escolas cada vez mais sucateadas e os professores viraram o quê? Mendigos, indigentes", completará ele, desiludido.

Um deputado sugerirá que eles criem mais um imposto, afinal, "tudo é um questão de verba". Ele retrucará com o veemência: "É? E pra que mais um imposto? Pra surgir alguém e passar a mão no imposto?", dirá ele, encerrando o assunto.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luís Fernando Carvalho,  a novela rural, exibida originalmente em 1996, conta a saga de Bruno Mezenga, eterno rival dos Berdinazzi.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de O Rei do Gado.


Resumos Semanais

O Rei do Gado: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo

Os capítulos de O Rei do Gado são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. Veja abaixo o resumo dos próximos capítulos, com o que vai acontecer na novela do Vale a Pena Ver de Novo, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.