VALE A PENA VER DE NOVO
JOÃO COTTA/ TV GLOBO
Gloria Perez fez viagem para entender os costumes dos muçulmanos para escrever novela clássica
Nada de observar paisagens ou belos restaurantes. Gloria Perez fez uma viagem diferente pelo Oriente Médio para escrever O Clone (2001). A autora quis entender o cotidiano dos muçulmanos comuns para ambientar a história de amor de Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício).
Na viagem, a novelista passou pelo Egito e Marrocos para fazer o núcleo muçulmano da trama da novela das nove. Em entrevista enviada pela Globo à imprensa, a roteirista deu detalhes sobre a experiência.
"Era isso o que eu queria buscar: o muçulmano médio. Fiz amizade com o guia que nos acompanhou na viagem e convivi muito com a família dele, com os amigos dele, de modo a poder observar os costumes, as maneiras, a forma como viam a si próprios e como nos viam também", disse Gloria.
A autora também teve a ajuda de um consultor para escrever melhor sobre a religião muçulmana. O sheik Jihad Hassan Hammadeh a auxiliou na tarefa e a presenteou com um Alcorão --o livro sagrado do Islã.
A novelista, então, personificou o texto em dois personagens dicotômicos: "Dali retirei os ensinamentos do progressista tio Ali [Stênio Garcia] e do fundamentalista tio Abdul [Sebastião Vasconcellos]. Tivemos sempre o maior cuidado para não ferir suscetibilidades religiosas".
Gloria também fez o mesmo trabalho de pesquisa no Brasil para escrever outra parte importante de O Clone. Mel (Débora Falabella) é a filha de Lucas (Murilo Benício) e Maysa (Daniela Escobar) e sofre de dependência química.
A novelista quis se desvencilhar do olhar tradicional sobre o assunto e decidiu visitar clínicas de reabilitação para entender a visão do dependente:
Conversei com pessoas internadas e com outras que tinham conseguido superar a dependência. A trajetória de Mel foi intercalada com depoimentos de dependentes, internados ou não, contando sua experiência, seu fundo de poço. E também de seus familiares. Era o recado duro e sofrido de quem vivia o problema. E foi imensa a escuta.
Gloria se orgulha do resultado alcançado com a novela e está ansiosa para rever a trama no Vale a Pena Ver de Novo. O Clone estreia em 9 de outubro.
"Me encheu de emoção pelas vidas que [a novela] foi capaz de tocar, fazendo com que tantos dependentes químicos buscassem tratamento por vontade própria, que suas famílias compreendessem o que se passava com eles, e que muitas pessoas, impressionadas com a crueza com que a história foi contada, tenham desistido de experimentar a droga", finalizou Gloria Perez.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas suas novelas preferidas!
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.