Além do Tempo x Downton Abbey
Fotos: Divulgação/Reprodução/TV Globo/ITV
Irene Ravache, em Além do Temp, e Maggie Smith, em Downton Abbey, são poderosas condessas
JOÃO DA PAZ
Publicado em 16/7/2015 - 6h17
No ar desde a última segunda-feira (13), Além do Tempo trouxe de volta à faixa das 18h da Globo as novelas de época, uma marca do horário. Ambientada na segunda metade do século 19, a primeira parte do folhetim lembra em pelo menos cinco aspectos a premiada série britânica Downton Abbey, a começar pelos figurinos, pelos conflitos de classe e pela principal locação. Entre as duas produções há, além da distância entre o Brasil e a Inglaterra, uma diferença de aproximadamente 50 anos, já que Downton Abbey se passa entre as décadas de 1910 e 1930.
Além do Tempo mostra a rotina dos ricos moradores e dos pobres criados de um casarão localizado na fictícia cidade de Campobello, no Rio Grande do Sul. Já Downton Abbey, exibida no Brasil pela Cultura e pelos canais pagos GNT e +Globosat, mostra as relações de uma decadente família nobre com seus empregados em um castelo no interior da Inglaterra.
Confira cinco características similares entre Além do Tempo e Downton Abbey:
Paolla Oliveira e Michelle Dockery esbanjam classe em Além do Tempo e Downton Abbey
Elegância no figurino
Apesar de uma história se passar no Brasil e outra na Europa, e de haver uma diferença de cerca de 50 anos, as tendências da moda em Além do Tempo e Downton Abbey são muito parecidas. Quem um dia teve a oportunidade de acompanhar algum episódio do drama britânico e sintonizou a Globo no começo da noite notou a semelhança. Funcionários do casarão gaúcho com roupas escuras e padronizadas, nobreza com um vestuário elegante e homens com chapéus e ternos impecáveis estão presentes nas duas atrações. No entanto, a figurinista de Além do Tempo, Natalia Duran, diz que se inspirou nos filmes Razão e Sensilidade (1995) e Orgulho e Preconceito (2005).
O look das personagens de Paolla Oliveira e Michelle Dockery são bastante idênticos, cheios de glamour. Até para justificar o status nobre de cada uma delas. Para aumentar as coincidências, o relacionamento de Melissa (Paolla) com a mãe, Doroteia (Julia Lemmertz), na novela da Globo, é muito parecido com a interação de Cora Crawley (Elizabeth McGovern) com a filha Mary (Michelle), em Downton Abbey.
Irene Ravache, a condessa Vitória de Além do Tempo, caminha observada por subordinados
Condessa do mal, condessa do bem
Duas condessas dão as cartas em Além do Tempo e Downton Abbey. Ambas são experientes e controladoras, mas a britânica é amável e irônica e a brasileira é ríspida e temida. A condessa Vitória Castellini (Irene Ravache) não hesita em mostrar quem manda no casarão de Campobello e faz isso com atitudes opressoras, intimidando os empregados. Já a Condessa Violet Crawley (Maggie Smith) de Downton Abbey é doce, bem humorada e demonstra compaixão com os subordinados do castelo, mas não abre mão de ostentar sua condição de aristocrata.
Carolina Kasting, na novela da Globo, e Sophie McShera, em série, interpretam cozinheiras
Segredos na cozinha
As cozinheiras da novela e da série guardam segredos que vão atormentá-las no trabalho. Nos próximos capítulos de Além do Tempo, um mistério do passado de Rosa (Carolina Kasting) será descoberto pelo capataz da condessa, Bento (Luiz Carlos Vasconcelos), que a chantageará. Situação equivalente passou Daisy Mason (Sophie McShera) na primeira temporada de Downton, ao testemunhar uma morte no casarão. Em ambas as produções, a cozinha é um cenário importante, palco de intensos diálogos.
Cena da novela Além do Tempo na qual funcionários protestam contra atitude de governanta
Choque e revoltas
Os conflitos de classe são outra marca das duas produções. Em Downton Abbey, a nobreza dos anos 1920 fica chocada com o avanço do Partido Trabalhista ao eleger o primeiro ministro do Reino Unido. A tensão entre nobres e criados permeia toda a série e deve chegar ao auge na sexta e última temporada, que estreia em outubro. Mesmo choque ocorre na novela das seis da Globo. No capítulo da última terça (14), a novela mostrou um protesto dos empregados contra a demissão de um companheiro de trabalho.
O ator Jim Carter manipula vinho em episódio da série Downton Abbey
Vinho e mais vinho
Na novela da Globo, o cultivo de uvas e produção de vinhos fica a cargo de Felipe (Rafael Cardoso), sobrinho-neto da condessa Vitória. Ele vai assumir uma fazenda na serra gaúcha e cuidará das terras da família. O vinho também é presente em Downton Abbey, com empregados se embriagando e roubos de garrafas na adega do castelo, cuidada pelo mordomo, mister Carson (Jim Carter), cuja "versão" Além do Tempo é encarnada por Nívea Maria (Zilda). O vinho está tão associado a Downton Abbey que uma vinícola da Califórnia produz exemplares de vinho tinto e branco com o nome da série no rótulo.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.