VAMP
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Claudia Ohana na cena em que Natasha dança na Itália em Vamp (1991): atriz quase foi presa
Há 31 anos, a novela Vamp (1991) chegava ao fim na faixa das seis da Globo. Intérprete de Natasha, Claudia Ohana passou por um sufoco após dançar uma música proibida em gravações na Itália. Ela ainda acabou sendo confundida com uma atriz pornô pela performance, e a polícia foi acionada. "Me esconderam, pensaram que iam me prender", contou a artista.
A novela de Antonio Calmon começava com um flashback em que era mostrada a passagem dos jesuítas pelo Brasil. Depois, Natasha aparecia dando início à carreira em cenários de Lisboa e Veneza.
Em uma das cenas marcantes da trama, a vampira dançava a música Sadeness Part 1, do grupo Enigma, cercada por pombos na praça São Marcos. No entanto, a produção não sabia que a canção tinha sido reprovada pelo papa João Paulo 2º (1920-2005) e estava proibida em toda a Itália.
A banda de origem alemã e romena incomodava a Igreja Católica por misturar músicas sacras e profanas. Por isso, a polícia foi acionada após a performance de Claudia Ohana chamar a atenção dos transeuntes.
A atriz contou os bastidores desse perrengue em participação no Que História É Essa, Porchat: "Vamp foi incrível, foi uma novela com cenas inacreditáveis. Mas a gente começou com um brinde, que foi Veneza. Antigamente, a produção não era que nem hoje e não era que nem aqui. Você vai sair para gravar alguma cena, você vai com seguranças, tem figurante. Mas em Veneza a gente foi com uma equipe mínima, não tinha figuração".
"Eu lá com um macacão aberto, eu praticamente desnuda. E Jorginho Fernando [1955-2019] falou: 'menina Ohana, vai lá no meio da praça'. Eu tinha treinado um mês com Deborah Colker, a coreografia seríssima. Ele falou: 'vai lá e começa a dançar'", relatou a artista. O diretor deu apenas um rádio de fita cassete para ela colocar a música e iniciar a gravação.
"Eu sou tímida, tem que ter cara de pau. Eu tenho cara de pau e fui para o meio da praça com o radinho, toda nua praticamente. Eu morrendo de vergonha, a praça tava meio vazia, uns pombinhos ali. Eu liguei e comecei a dança, de repente começou a juntar gente. Me empolguei, claro", relembrou ela.
Você vê a cena, todas aquelas pessoas eram turistas. Não tem um figurante. E começaram a jogar moeda para mim, batendo palma. A produção que começou a falar: 'tão achando que você é uma atriz pornô, inclusive veio polícia aqui'. Essa música era proibida de tocar na Itália pelo Vaticano.
Claudia afirmou que não viu o momento que os agentes abordaram a equipe. "Me esconderam, acho que pensaram que iam me prender. Uma atriz pornô dançando essa música proibida. Depois que eu fui saber", explicou ela.
Veja a cena de dança de Natasha:
Vamp contava a história do capitão Jonas Rocha (Reginaldo Faria) e da historiadora Carmem Maura (Joana Fomm). Eles viviam em harmonia com a família até de Natasha na fictícia Armação dos Anjos. A cantora de rock tinha ficado famosa após um pacto com o líder dos vampiros, o conde Vladimir Polanski (Ney Latorraca), que a perseguia na cidade.
A novela fez sucesso com o público infantil na época. A Editora Globo chegou até a lançar um álbum de figurinhas dos personagens da trama direcionado ao público infanto-juvenil.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.