Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BREGA & CHIQUE

Novela da Globo foi acusada de preconceito contra japoneses: 'Só fala besteira'

Nelson Di Rago/TV Globo

Marília Pêra (1943-2015) em cena como Rafaela na novela Brega & Chique (1987)

Rafaela (Marília Pêra) em cena da novela Brega & Chique (1987): comentário preconceituoso

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 20/4/2023 - 6h20

Há 36 anos, Brega & Chique (1987) estreava na faixa das sete da Globo com a divertida história de Rosemere da Silva (Glória Menezes) e Rafaela Alvaray, vivida por Marília Pêra (1943-2015). Mas a novela de Cassiano Gabus Mendes (1929-1993) virou alvo de críticas por falas preconceituosas, que o autor tentou justificar ao dizer que a personagem realmente "só falava besteira".

Quando se sentiu rejeitada por Montenegro (Marco Nanini), Rafaela soltou uma das frases controversas: "Pode ser o leiteiro, o lixeiro, o faxineiro, o tintureiro, mesmo que seja o japonês, o primeiro que me pedir em casamento eu vou topar!". O fala desagradou à colônia japonesa de São Paulo.

Entidades como a Associação dos Lojistas da Liberdade (bairro oriental da capital paulista), a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e a Câmara Júnior Brasil-Japão fizeram reclamações à Globo. Cassiano Gabus Mendes precisou se justificar e afirmou que a frase não tinha a intenção de ser depreciativa, "pois a personagem da Marília só fala besteira".

Os moradores de Itaim Bibi, bairro de classe média-alta em São Paulo, também não gostaram de uma fala de Rafaela no momento em que ela perdeu tudo e precisou abandonar a vida de luxo, mudando-se do Morumbi para uma área "mais simples" da cidade.

A protagonista citou o Itaim Bibi com desprezo e irritou os moradores da região, que realizaram protestos. O autor precisou escrever uma cena em que Rafaela se redimia: "Eu me enganei! Nós não estávamos mudando para o Itaim Bibi. Quem me dera se nós estivéssemos, porque o Itaim Bibi é um bairro que hoje em dia pertence aos Jardins".

Um pouco depois, houve ainda uma cena em que o corretor de imóveis Maurício (Tato Gabus Mendes) dizia que o Itaim Bibi era "um bairro muito chique".

Além disso, o folhetim causou espanto no público ao colocar um homem pelado na abertura. O modelo Vinícius Manne, na época com 22 anos, surgia sem roupa e exibia o derrière enquanto caminhava num fundo preto ao som da música Pelado, da banda Ultraje a Rigor. A ousadia chamou a atenção da Censura Federal, que determinou que as nádegas do rapaz fossem cobertas com uma folha de parreira.

Brega & Chique narrava a amizade inesperada entre duas mulheres completamente diferentes. Rafaela era muito chique, rica e fútil. Já Rosemere vivia na periferia e era pobre, batalhadora e brega.

O destino delas se cruzou por causa do empresário Herbert Alvaray (Jorge Dória), que era casado com as duas protagonistas. Por ironia do destino, elas ficaram amigas --mas sem saber que dividiam o mesmo marido. Suas vidas ainda viraram de cabeça para baixo quando Rosemere ficou rica e Rafaela perdeu toda sua fortuna.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.