BREGA & CHIQUE
DIVULGAÇÃO/TV GLOBO
Vinícius Manne aparecia pelado na abertura de Brega & Chique (1987); novela foi censurada
Há exatos 35 anos, foi exibido o último capítulo da novela Brega & Chique (1987) na Globo. Escrito por Cassiano Gabus Mendes (1929-1993), o folhetim causou espanto no público ao colocar um homem pelado na abertura e acabou sendo censurado. A emissora precisou arrumar uma forma de cobrir o bumbum do rapaz às pressas.
Criada pela equipe do designer Hans Donner, a abertura tinha como tema a música Pelado, da banda Ultraje a Rigor. A atriz Doris Giesse e Deise Nunes, Miss Brasil 1986, também participaram da vinheta.
Mas foi o final da canção que chamou a atenção e surpreendeu os telespectadores. O modelo Vinícius Manne, na época com 22 anos, surgia sem roupa e exibia o derrière enquanto caminhava num fundo preto.
Após reclamações do público, Paulo Brossard (1924-2005), ministro da Justiça da época, ameaçou impedir a transmissão da abertura. De acordo com o site Memória Globo, a Censura Federal determinou que as nádegas do rapaz fossem cobertas com uma folha de parreira.
A emissora acatou a ordem no segundo dia de exibição da novela das sete e usou o artifício para tapar o bumbum do jovem. No entanto, a Censura exigiu que o tamanho da folha fosse ainda maior.
Após alguns dias de negociações, o traseiro de Manne foi liberado, e a abertura voltou a ser passada na versão original.
Clique aqui para conferir a abertura de Brega & Chique sem censura.
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Vinícius Manne pelado na abertura
A trama de Cassiano Gabus Mendes contou a história de Rafaela Alvaray (Marília Pêra) e Rosemere da Silva (Glória Menezes), duas mulheres completamente diferentes. A primeira era muito chique, rica e fútil que morava numa mansão em um bairro nobre de São Paulo. Já Rosemere vivia na periferia e era pobre, batalhadora e brega.
O destino delas se cruzou por causa do empresário Herbert Alvaray (Jorge Dória), que era casado com ambas protagonistas. Por ironia do destino, elas ficaram amigas --mas sem saber que dividiam o mesmo marido. A vida das duas ainda virou de cabeça para baixo quando Rosemere ficou rica e Rafaela perdeu toda sua fortuna.
Divertida, Brega & Chique cativou o público e fez sucesso também na audiência --chegou a alcançar média geral de 57 pontos no Ibope na época. Os índices eram maiores do que os marcados por O Outro (1987), trama de Aguinaldo Silva que ocupava a faixa das 20h.
A novela ocupou o Vale a Pena Ver de Novo entre 31 de julho de 1989 e 19 de janeiro de 1990. Também foi reprisada no canal viva em 2020, entre fevereiro e setembro. O folhetim está disponível na íntegra no Globoplay.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.