Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CORAÇÃO ALADO

Novela da Globo chocou com masturbação feminina em 1980: 'Quase suspensos'

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Tarcísio Meira e Débora Duarte sorriem em foto preto e branco

Tarcísio Meira (1935-2021) e Débora Duarte na novela Coração Alado (1980): cenas controversas

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 13/3/2023 - 6h20

Há 42 anos, o último capítulo de Coração Alado (1980) era exibido na faixa das oito da Globo. A novela de Janete Clair (1925-1983) chocou o público e desagradou a Censura Federal ao ser a primeira a mostrar uma cena de masturbação feminina e uma sequência forte de estupro. "Quase que eu e [o diretor] Roberto Talma [1949-2015] fomos suspensos", revelou Débora Duarte, intérprete de Catucha.

Na trama, a marchand atingia o prazer sozinha enquanto se imaginava com Juca, vivido por Tarcísio Meira (1935-2021). "Para mim, é um troféu. Era uma cena em que ela estava pensando no Juca, o amor da vida dela. Ela aprontou e o colocou na cadeia", relembrou a atriz na série Damas da TV, do canal Viva.

"Ela tinha tanto prazer naquilo, que o Talma fez a cena toda em close. Era eu pensando nisso como quem se masturba. No fim, ela chegava a um orgasmo por ele estar na cadeia. Apesar de não mostrarmos, foi um barulho. Saíram até cartas das senhoras católicas nas revistas, reclamando muito daquilo", contou Débora.

Segundo Bia Braune e Rixa no livro Almanaque da TV, Janete Clair havia pedido ao diretor que fizesse uma cena forte, com os ângulos mostrando a expressão de êxtase de Catucha e os pés fazendo pequenos movimentos circulares.

Só que a sequência acabou indo ao ar com um áudio vazado, e o público se escandalizou com as orientações de Talma para que a atriz simulasse a masturbação durante a gravação. A polêmica foi tanta que a fita do capítulo 171 foi apagada, e os arquivos do script sumiram do arquivo da emissora.

Outra cena já havia causado espanto antes, quando Vivian (Vera Fischer) foi estuprada por Leandro (Ney Latorraca), seu cunhado, no capítulo 40. A autora rebateu as críticas na época.

"Eu não consigo ainda entender isso direito, já que a própria televisão mostra diariamente cenas reais de violência muito mais sérias do que essa. A mesma rádio que fala mal de Coração Alado num programa, logo depois apresenta seu noticiário local mostrando as maiores barbaridades. Acho uma incoerência que a ficção agrida mais que a realidade", disparou Janete em entrevista à revista Amiga.

O folhetim girava em torno de Juca Pitanga, um artista plástico que saía de Pernambuco e ia ao Rio de Janeiro em busca de crescimento profissional. O rapaz se apaixonou por Vivian, mas acabou se casando com Catucha por ela ser filha do marchand Alberto Karany, vivido por Walmor Chagas (1930-2013).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações sobre novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.