Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AMILTON FERNANDES

Há 55 anos, morte trágica de ator em acidente de carro abalou novela da Globo

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Tarcísio Meira olha para Amilton Fernandes em cena da novela Sangue e Areia

Tarcísio Meira (1935-2021) e Amilton Fernandes (1919-1968) em cena da novela Sangue e Areia

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 18/12/2022 - 8h15

Há exatos 55 anos, a novela Sangue e Areia (1967) estreava na faixa das oito da Globo. A trama escrita por Janete Clair (1925-1983) ficou marcada como a última aparição de Amilton Fernandes (1919-1968) na TV. O ator sofreu um acidente de carro e morreu aos 48 anos em 8 de abril de 1968, pouco mais de dois meses antes do final do folhetim.

Na década de 1960, o artista tinha ganhado fama de galã por conta do papel de Albertinho Limonta em O Direito de Nascer (1964), exibida na extinta TV Tupi (1950-1980). Na Globo, fez ainda O Sheik de Agadir (1966) e A Rainha Louca (1967) antes de ser escalado para ser o vilão de Sangue e Areia.

Porém, Fernandes ficou pouco tempo no ar na pele de Ricardo Valdez. Em 29 de janeiro de 1968, o ator foi vítima de um grave acidente de carro na zona norte do Rio de Janeiro. 

O quadro ficou ainda mais grave porque ele tinha hemofilia, um distúrbio genético que afeta a coagulação do sangue. Amilton Fernandes ficou internado durante 70 dias e passou por seis cirurgias, mas não resistiu aos ferimentos.

Janete Clair precisou adaptar todo o roteiro da novela para tirar dom Ricardo completamente de cena --o mau-caráter era o responsável por atazanar a vida de Juan Gallardo, interpretado por Tarcísio Meira (1935-2021), e chegou a planejar um atentado contra o toureiro. A morte de Fernandes também abalou o elenco do folhetim.

Sangue e Areia marcou também a estreia de Glória Menezes e Tarcísio Meira na Globo. Na trama, Juan Gallardo se dividia entre o amor de Dolores (Míriam Pérsia), Pila, papel de Theresa Amayo (1933-2022) e Doña Sol (Glória Menezes).

O protagonista se casou com Pilar e manteve um caso extraconjugal com Sol, que chegou a arrancar os próprios olhos para provar sua paixão pelo toureiro. Apesar de o público torcer pela esposa do rapaz, a autora preferiu juntar o casal da vida real também na dramaturgia para promover a estreia dos atores na emissora.

Dessa forma, Pilar morreu no parto no desfecho da novela. Juan, então, se casou com Doña Sol e teve um final feliz ao lado da amante.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de novelas, celebridades e reality show:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.