MARIANA LIMA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tia Salete (Mariana Lima) engata namoro com delegado Floro Borromeu (Leandro Daniel) na novela
Com quase 30 anos de carreira na TV, Mariana Lima se experimenta em outro lugar em No Rancho Fundo. Sua personagem, a tia Salete, tem a veia cômica aflorada, mas sem pastelão na bandeja. A atriz encara cenas hilárias e constrangedoras, totalmente diferentes das que ela protagonizou nas novelas que fez desde que estreou em O Rei do Gado (1996).
A irmã de Zefa Leonel (Andreal Beltrão) é arretada e mistura todo o preconceito de uma criação machista com inocência, maluquice e uma chama intensa de tesão que arde dentro dela.
Aquilo que ficava explícito nas suas falas no primeiro mês de exibição do folhetim, passou a ganhar contornos reais com o começo do namoro da sertaneja com Floro Borromeu (Leandro Daniel).
As cenas de pegação em plena faixa das 18h estão impagáveis. Em uma delas, Salete pegou Floro Borromeu e o jogou nos ombros, levando-o para o quarto enquanto dizia: "Vou fazer de ti como um leitão hoje à noite... Vou lhe comer todinho".
Acompanhar a história de Salete na interpretação de Mariana tem um grande frescor, justamente porque ela não lembra em nada a dona da agência de publicidade que se descobriu bissexual em Um lugar ao Sol (2021), o último trabalho da atriz, no qual ela também contracenava com Andrea Beltrão.
O noveleiro até esquece que é Mariana Lima quem está em cena --a caracterização de tia Salete tira todo o ar de sofisticação da intérprete e conta com pinceladas um tanto caricatas, à la Betty, A Feia (1999).
Antes da estreia da trama, Mariana revelou em entrevista ao Notícias da TV que se sentiu insegura quando foi escalada para trabalho, já que nunca tinha feito nada parecido e nunca tinha falado as coisas que Salete fala.
"Eu fiquei sem saber exatamente para que lado ir, porque geralmente eu sou chamada para fazer personagens mais dramáticos, mais densos, numa outra linha. E a tia Salete é uma mulher completamente fora do padrão de mulheres que eu fiz ou que eu conheci", disse.
A personagem faz a linha "meio doida", é uma mulher que reclama dos homens, mas tem tesão aflorado, pensa "naquilo" o tempo todo. Em alguma cenas, ela parece viver em outra época, chegou a falar que o Rio de Janeiro era a capital do país, do Império (1822-1889). "Esse mundo está perdido", disparou ao ser corrigida pela irmã e pelo cunhado, Tico Leonel (Alexandre Nero).
Outra cena completamente maluca que exemplifica o tom adotado pela atriz ocorreu quando a personagem queria matar Marcelo (José Loreto) dentro da igreja. Católica fervorosa, ela foi para cima dele dizendo que assassinar um homem dentro na casa de Deus seria um pecado mortal, mas que um renegado do inferno não lhe daria um grande castigo --nada que uma penitência do padre não resolvesse.
É interessante que o diretor artístico da trama, Allan Fiterman, decidiu adotar nas sequências os atores desconcentrados, rindo sem controle diante das declarações de Salete. Fica espontâneo e traz algo dos bastidores, mas sem comprometer a história.
Escrita por Mario Teixeira, No Rancho Fundo se passa dez anos após os eventos de Mar do Sertão (2022). A trama deve ser substituída por Tutti Frutti, novela de Alessandra Poggi protagonizada por Duda Santos.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em No Rancho Fundo e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de No Rancho Fundo: Capítulos da novela das seis da Globo - 30/10 a 2/11
Quarta, 30/10 (Capítulo 169)
Elias revela a Artur que é filho de Ariosto. Esperança confessa a Fé que a morte de Primo Cícero é sua culpa, mas Blandina interrompe a conversa das irmãs. Quintilha arma uma confusão no velório, e ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.