Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HAROLDO GUIMARÃES

Ator de No Rancho Fundo se revolta com críticas à caracterização da novela

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

O atro Haroldo Guimarães posa caracterizado como Cícero, personagem da novela No Rancho Fundo, da Globo

Haroldo Guimarães interpreta Cícero na novela No Rancho Fundo, que estreia no próximo dia 15

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 1/4/2024 - 16h10

Haroldo Guimarães rebateu as críticas à caracterização dos personagens de No Rancho Fundo. Intérprete de Cícero na próxima novela das seis da Globo, o cearense reclamou de um jornalista nordestino que embarcou na onda de publicações feitas nas redes sociais que apontaram seu núcleo como "feio e sujo".

O ator chamou a atenção durante o lançamento virtual da trama, realizado na manhã desta segunda (1º). "Infelizmente esse rapaz que bombou, bombou pra caramba, milhões de visualizações... Ele devia ter parado para pensar que eu não posso mudar de cor. Ele chamou a mim e as minhas filhas [da trama] de pessoas feias, mal vestidas... O que foi uma pena", lamentou.

Guimarães explicou que não está começando agora, atua desde 1993 e achou esse tipo de comentário um debate superado. "A relação nossa com o suor e com a terra não deve ser estereotipada e diminuída. Inclusive, eu aprendi que, quando a pessoa está suja de terra, ela não está suja", disse.

Além de trabalhar com interpretação e música, Guimarães é mestre em Direito e historiador:

Então, eu fiquei muito triste quando isso aconteceu. E eu estou usando isso realmente como oportunidade de dizer. Eu fui ver o que está no meu contrato [com a Globo], o que eu posso falar e o que eu não posso falar. Eu posso falar tudo que já foi dito e esse é o meu ponto de vista.

Assim que as primeiras fotos da novela surgiram nas redes sociais, alguns internautas criticaram o tom de pele e as roupas surradas de alguns personagens. Para Guimarães, isso é a tal coisa de falar mal para ganhar likes. Ele diz que essa novela não tem necessidade de ser realista, mas é totalmente naturalista.

"Como ator nordestino, pessoa preta, acima do peso, acima da idade, talvez, fiquei muito chateado não com a maneira que eu estou sendo tratado pela  Globo com os meus colegas, mas por parte de um jornalismo de cliques", observou. Ele fez questão de agradecer aos responsáveis pela trama por escalar atores nordestinos, como ele, que é de Fortaleza. 

Na trama, Cícero é uma espécie de pai solo. A família dele é formada por Esperança (Andréa Bak), Caridade (Clara Moneke) e Fé (Rhaisa Batista). A Globo realizou na manhã desta segunda um encontro virtual entre a imprensa de todo o país com o elenco de No Rancho Fundo. O autor Mario Teixeira e o diretor artístico Allan Fiterman também participaram do evento.

No Rancho Fundo traz de volta à TV dez personagens que fizeram sucesso em Mar do Sertão (2022) e conta uma história que se passa no sertão do Cariri. A trama é focada na família de Zefa Leonel (Andrea Beltrão) e Tico Leonel (Alexandre Nero). A saga sertaneja estreia no próximo dia 15 no lugar do remake de Elas por Elas.


Resumos Semanais

No Rancho Fundo: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 22/4 a 4/5

Segunda, 22/4 (Capítulo 7)
Marcelo invade o quarto de Quinota. Zefa Leonel e Zé Beltino confrontam Marcelo. Para salvar o rapaz, Quinota inventa que pode estar grávida de Marcelo. Celso exige que Tobias faça algo sobre a permanência de Caridade ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.