Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GIOVANNA GOLD

'Não acreditei': Como atriz de Mulheres de Areia conseguiu mudar final da novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Giovanna Gold em cena como Alzira, sua personagem na novela Mulheres de Areia (1993), com expressão séria

A atriz Giovanna Gold em cena como Alzira, sua personagem na novela Mulheres de Areia (1993)

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 10/7/2023 - 6h35

Mulheres de Areia (1993) marcou a vida e a carreira de Giovanna Gold. Ela interpretou Alzira, empregada que trabalhava na casa de Tonho da Lua (Marcos Frota) e se apaixonava por ele. No fim da novela, a personagem deveria aparecer com outro homem, mas a atriz não concordou com o desfecho. Ao lado do diretor da novela, ela mudou o destino de Alzira.

Giovanna, na verdade, tinha sido convidada para viver Glorinha (Gabriela Alves), irmã de Tonho. "Só soube que tinha mudado [de personagem] no dia de teste de figurino. Então, não teve muito laboratório. A Alzira é uma caiçara, e vida na praia é uma coisa que conheço bem!", diz a atriz.

A personagem passa a novela inteira ao lado de Tonho e cria por ele uma paixão platônica. O rapaz não sente exatamente o mesmo tipo de amor, mas também desenvolve um afeto por ela.

O final de Tonho da Lua, no entanto, é longe de Alzira: ele vai embora de Pontal d'Areia montado num cavalo, junto a uma caravana de circo. No roteiro original, Alzira terminaria a novela formando um casal com outro homem e aparecendo de mãos dadas na praia, mas Giovanna não gostou disso.

"Quando veio o final da novela e a 'Magrela' [apelido da personagem] terminava de mão dada com outro, e não com o Tonho, foi punk. Não acreditei, como assim? Falei com o Wolf [Maya, diretor do folhetim] e ele concordou, 'final muito careta'", afirmou a atriz.

Segundo ela, a solução encontrada pelo diretor foi que Alzira terminasse "louca na praia". O diretor mexeu seus pauzinhos, e a penúltima cena da novela foi de Giovanna. Ela aparece, na pele de Alzira, chorando, abraçando e beijando uma estátua de areia deixada por Tonho, com a cara dele.

"Ela passa a novela toda atrás do Tonho da Lua, [e termina de] mão dada com outro dando tchau pra ele? Fala sério. Era 1993, as pessoas ainda sentiam amor, não eram Tinders [usuários do app de relacionamento]. Não procedia. Ela termina louca. Poético. Sensível. Imagístico. Areia. Roupa molhada. Lágrimas. Riso. Amor. Dor de cotovelo. Quem nunca?", filosofou a atriz.

Ao longo de sua trajetória na TV, a atriz teve destaque também em produções como a versão original de Pantanal (1990), Por Amor (1997) e Chiquititas (2013-2015). Seu trabalho mais recente foi em Gênesis (2021), numa participação especial como Sâmila.

Hoje, além de atriz, Giovanna se autodenomina empreendedora digital. Ela conta que inventou um aplicativo que visa facilitar a rotina do trabalho de atores e também faz conteúdo para uma loja multimarcas do setor de moda.

"Criei um aplicativo para decorar texto, [disponível para sistemas] Android e iOS. [Se chama] Gold Memo Script. Bomba em Hollywood e Bollywood [indústria de cinema da Índia]", afirma ela.

Giovanna até hoje sente a repercussão de Mulheres de Areia com o público, mas ela mesma não costuma assistir à novela nas tardes da Globo. "Fico feliz pelo sucesso que está fazendo. É ótima. Aliás, também estou em outra reprise, em outro canal, Chiquititas no SBT. Ou seja, ando dando uns 25 de Ibope por aí, imagina quanta gente!", brinca a atriz.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.