SAIBA TUDO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
A atriz Mônica Carvalho na abertura da novela Mulheres de Areia (1993), que está de volta à Globo
A novela Mulheres de Areia (1993), que está de volta à Globo com edição especial, teve uma vinheta de abertura marcante. Embalada pela música Sexy Iemanjá, de Pepeu Gomes, uma atriz dançava enquanto fazia expressões sensuais. Trata-se de Monica Carvalho, que na época era modelo e tinha 22 anos. As gravações duraram três dias, e a Globo deu um truque para representar a areia na vinheta.
A abertura de Mulheres de Areia foi criada por Hans Donner. Monica foi a última modelo testada para o trabalho, numa circunstância inusitada dentro da Globo.
"Fizeram testes com várias modelos e atrizes. Eu fui a última, só soube do teste um dia antes de o Boni [o diretor José Bonifácio de Oliveira Sobrinho] escolher. Fui a única que não fiz o teste na piscina. Acredito que era para ser, porque eu encontrei o Hans Donner nos corredores da Globo, e meu teste foi feito na sala do RJTV, porque o Hans queria muito que o Boni me visse. Levei apenas um biquíni, e ele me filmou", contou ela em entrevista ao Gshow.
Na abertura, Monica dançava entre água e areia, para representar a dualidade entre as gêmeas protagonistas, Ruth e Raquel (Gloria Pires). Mas não foi areia de fato que apareceu na vinheta, e sim farinha de mandioca. "A areia é pesada e não dava o efeito que o Hans Donner queria", explicou Monica.
A atriz guarda boas lembranças deste trabalho, que representou sua estreia na emissora: "Mulheres de Areia foi meu primeiro trabalho na Globo, um divisor de águas na minha carreira. Quem é daquela época não esquece. E agora uma nova geração também vai ter a oportunidade de rever uma novela bem-sucedida em todos os aspectos. Direção, música de abertura, personagens inesquecíveis, elenco primoroso, história linda e uma abertura que, modéstia à parte, foi considerada uma das mais bonitas da Globo", disse ela.
Após fazer a abertura, Monica voltou à Globo com papel fixo numa novela em História de Amor (1995) e se destacou em A Indomada (1997), no papel de Maribel. Na emissora, ela ainda atuou em tramas como Corpo Dourado (1998), Chocolate com Pimenta (2003) e Fina Estampa (2011). As duas novelas mais recentes da carreira dela foram na Record: Jezabel (2019) e Gênesis (2021).
Confira a abertura de Mulheres de Areia:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.