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Moda de Verão 90 sai da ficção e vira realidade no comércio popular

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Manu (Isabelle Drummond) e Kika (Jeniffer Nascimento) em Verão 90; moda da novela ganha as ruas - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Manu (Isabelle Drummond) e Kika (Jeniffer Nascimento) em Verão 90; moda da novela ganha as ruas

LUIZA LEÃO

Publicado em 14/4/2019 - 7h30

A moda de Verão 90 saiu da ficção para a realidade. Na novela das sete da Globo, Manu (Isabelle Drummond) vive de bandana, Lidiane (Claudia Raia) não dispensa itens com estampa de oncinha e Kika (Jennifer Nascimento) vira e mexe aparece de pochete. As peças nostálgicas para quem viveu a época invadiram lojas e barracas de roupas e acessórios do comércio popular, como a rua 25 de Março, em São Paulo.

Desde o fim do ano passado, pochetes estão penduradas na cintura ou transpassadas no corpo de homens e mulheres. Na 25 de Março, o acessório pode ser encontrado a partir de R$ 20 em lojas e bancas de vendedores ambulantes. Ela foi febre no Carnaval e no festival Lollapalooza, porque oferece mais segurança aos usuários na hora de armazenar dinheiro, cartões e telefones celulares.

Mas, desde que Verão 90 estreou, no fim de janeiro, o modelo acoplado a um cinto viralizou. "Todo mundo fala que está comprando porque vê na novela", diz uma vendedora de um estande do Shopping Fonte Luminosa, famoso ponto de encontro de sacoleiros na região central de São Paulo.

Comerciante há 20 anos, o vendedor Wagner Dantas vê o impacto da tendência de vestuário na loja onde trabalha. Brincos de acrílico, vendidos a partir de R$ 4,99 na Du Careca, localizada no centro da capital paulista, por exemplo, "saem bastante". "Se a novela tivesse estreado em dezembro, venderia até mais", estima.

reprodução instagram/wendy andrade

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Da tela para a rua

De acordo com Clotilde Perez, professora da USP e especialista em propaganda, as telenovelas desempenham grande influência nos hábitos de consumo dos brasileiros. Não foi à toa que a pulseira de Jade, personagem de Giovanna Antonelli em O Clone (2001), virou uma febre na época que a trama de Gloria Perez foi ao ar.

"Na nossa realidade, as novelas, a publicidade e a moda têm papel primordial para pautar hábitos de consumo. Esses três vetores são os principais. Na telenovela, isso se reflete fortemente por causa do seu caráter didático", explica Clotilde, que ressalta que, embora influenciadores digitais interfiram de modo semelhante atualmente, a teledramaturgia não perdeu o trono no Brasil.

Novela das sete

Ao Notícias da TV, a figurinista de Verão 90, Marília Carneiro, diz notar um caminho de mão dupla muito particular sobre a relação entre hábitos de consumo e a atual novela das sete. É que no caso da trama há um fator que potencializa o fenômeno: o caráter nostálgico. No ano passado, as passarelas da semana de moda no exterior já apontavam para a força popular que a década de 1990 teria em 2019.

"Está havendo uma fusão muito harmoniosa entre a ficção e o que temos visto nas ruas. Eu já nem sei mais o que está influenciando quem", argumenta Marília.

Na pesquisa da novela, o color blocking ganhou destaque. O princípio é misturar cores vibrantes em uma mesma composição de roupas. Além de popular nos anos 1960, entrou com força na moda dos anos 1980 e foi resgatada na década seguinte. A paleta de tons fortes está presente em várias personagens da novela e retoma memórias próximas da própria figurinista.

"Foi uma inspiração bastante livre que fiz dos anos 1990. A pesquisa foi feita de uma maneira bastante minuciosa, pois tive alguns meses para pensar e elaborar os figurinos para cada um dos personagens. É muito interessante pesquisar uma época recente porque você acaba tendo suas próprias memórias daquele período como referência", detalha.

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