Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA

Ministério da Justiça veta Poliana para menores de 10 anos por cenas de violência

LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Igor Jansen e Sophia Valverde protagonizam a novela As Aventuras de Poliana, do SBT - LOURIVAL RIBEIRO/SBT

Igor Jansen e Sophia Valverde protagonizam a novela As Aventuras de Poliana, do SBT

GABRIEL PERLINE

Publicado em 20/11/2018 - 14h00

A novela infantil As Aventuras de Poliana, do SBT, perdeu a classificação "livre" e agora é recomendada apenas para maiores de 10 anos de idade. O novo despacho do Ministério da Justiça aponta que as novas cenas da trama de Iris Abravanel são incompatíveis com a autoclassificação sugerida pela emissora de Silvio Santos por conter cenas de violência e linguagem imprópria.

Em 12 de julho deste ano, o Ministério da Justiça já havia feito tais observações em uma publicação no Diário Oficial da União, mas por alguma razão atendeu ao pedido do SBT e manteve a classificação indicativa como "livre".

A nova publicação frisa que As Aventuras de Poliana recebeu a reclassificação para menores de 10 anos de idade, mas que o SBT pode reivindicar a avaliação caso tenha argumentos para contestar a nova portaria.

Confira o novo despacho do Ministério da Justiça:

"Considerando que, na atividade de monitoramento dos capítulos subsequentes à publicação da classificação indicativa, foram constatadas tendências como bullying, exposição de pessoas em situações constrangedoras ou degradantes, supervalorização do consumo, ato violento e estigma/preconceito, em sua maioria também agravadas por apresentação de conteúdo inadequado com criança ou adolescente e todas incompatíveis com a autoclassificação sugerida.

Considerando que a emissora foi notificada a respeito da incompatibilidade do conteúdo exibido com a faixa etária atribuída.

Considerando que, mesmo após a notificação, foram apresentados conteúdos que não se amoldam à classificação 'livre', resolve:

Reclassificar a obra 'As Aventuras de Poliana' para 'não recomendado para menores de 10 (dez) anos' por conter linguagem imprópria e violência, ficando o interessado na obrigação à nova classificação no prazo de 5 (cinco) dias e sempre quando houver a exibição da obra."

Ao Notícias da TV, a assessoria de imprensa do SBT disse que a emissora sempre obedeceu à classificação indicativa e que desta vez não seria diferente, mas não informou se irá recorrer da nova decisão.

As Aventuras de Poliana é baseada no livro Pollyana, da autora Eleanor H. Porter, lançado em 1913, e está no ar desde maio deste ano.

Resumos Semanais

Resumo da novela As Aventuras de Poliana: Capítulos de 10 a 13/7

Sexta, 10/7 (Capítulo 563)
Débora sai da prisão e conversa com Afonso. Poliana faz as pazes com Otto. Hugo fala para Éric que vai sair da escola. Verônica, Guilherme e Filipa visitam Roger na prisão.  Otto convida as crianças do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.