Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO GLOBOPLAY

Ministério da Justiça muda classificação de Marimar; saiba por quê

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Atriz Thalía olha para a câmera em frente ao mar

Thalía como a protagonista de Marimar, novela foi reclassificada pelo Ministério da Justiça

GUILHERME MACHADO

guilherme@noticiasdatv.com

Publicado em 28/3/2022 - 21h46

Após diversas exibições no Brasil, a maioria delas no SBT, Marimar teve sua classificação indicativa no Globoplay alterada pelo Ministério da Justiça. A idade estipulada era de 10 anos, mas o órgão revisou e, agora, considera a trama imprópria para menores de 14. O argumento para a mudança seria a presença de drogas lícitas e violência no folhetim protagonizado por Thalía. 

Na análise divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, as incidências de agressões verbais, linguagem depreciativa e exposição de pessoas em situação constrangedora ou degradante foram consideradas altas. Ao mesmo tempo, a presença do consumo de drogas lícitas foi considerada "média".

O documento destaca que a narrativa apresenta situação de coação sexual ou estupro, mas coloca o fato de se tratar de uma tentativa como um atenuante. Também foi apresentado com um agravante o fato que o "preconceito permeia toda a obra" e o fato de a violência presente ser frequente e relevante.

Baseada na clássica radionovela de Inés Rodena, Marimar conta a história de uma jovem pobre que, depois de comer o pão que o diabo amassou, volta para se vingar de todos que lhe fizeram mal. Produzida pela televisa em 1994, a novela faz parte da Trilogia das Marias, todas protagonizadas por Thalía. 

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União na sexta passada (25). O ministério deu um prazo de cinco dias para readequar a classificação indicativa.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.