CADÊ A CONVERSA?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Matheus Nachtergaele no É de Casa; "piscadela" do ator virou queridinha do público de Renascer
Além de decorar textos e interpretar Norberto, Matheus Nachtergaele tem uma nova função em Renascer: conversar com o público. Basta esquecer de olhar para a câmera e dar sua famosa piscadela para que ele ouça reclamações. "Hoje em dia, quando eu não faço a quebra da quarta parede, quando eu não rompo a parede, quando eu não falo com as pessoas, o povo reclama. 'Pô, o Norberto não está conversando comigo'", revelou ele, no É de Casa deste sábado (1º).
O ator, afinal, se vê como um aliado do público, um espectador da história principal da novela. Segundo ele, o personagem está "perdido" desde a partida de Jacutinga (Juliana Paes), seu grande amor. "Ele vai passar a novela atrás do balcão, entre aspas, ouvindo a história de todo o mundo, mas não como um coadjuvante, como um participante, um fofoqueiro cordial, que carrega uma dor de amor perdida, que poderia ser um narrador, um observador especial da novela", disse o carioca.
Segundo o artista, foi por isso que ele e a equipe da novela decidiram embarcar na "aventura" de quebrar a quarta parede, técnica em que o ator conversa com o público como se a câmera --a tal quarta parede-- não existisse. "Esse é um recurso que se usa bastante em cinema, em série, mas numa novela das oito [sic], houve um certo papo, uma conversa, antes de fazer isso. Porque é um recurso um pouco arrojado", contou.
Convidado pessoalmente por Gustavo Fernandez, diretor da novela, Nachtergaele aceitou o personagem justamente por ele transitar em universos tão diferentes. "O Norberto me dá a possibilidade de saborear muitas coisas. Como ele tem essa dor de amor de fundo, ele tem cenas muito emocionantes, sentidas, mas ele também tem essa camaradagem, a fofocaiada com todos os personagens", argumentou.
Eu recebo lá na minha venda todo o elenco. Todo mundo, principalmente os protagonistas que gravam sem parar, torcem para ir para o Norberto, porque tem um clima muito amistoso... Tem muito bang-bang lá no Norberto, né? De se enfrentar. Tudo acontece lá. Todo mundo vai lá ou para se divertir, ou para acontecer uma loucura. Ou para descansar um pouco também do cenário de estúdio.
No decorrer da conversa com Maria Beltrão, o artista também falou sobre O Auto da Compadecida 2, filme com estreia marcada para 25 de dezembro. É a sequência de uma das obras mais celebradas do cinema brasileiro, cujo protagonista é o melhor papel da carreira de Nachtergaele, segundo ele próprio.
"O Guel Arraes [diretor] propôs que a gente fizesse O Auto 2 um pouquinho antes da pandemia acontecer e do neofacismo chegar ao Brasil. E ele já estava sentindo vontade de devolver para o Brasil o carinho que o Brasil sentiu pelo Auto, e deu para o Auto, durante esses 25 anos. E também ele estava com vontade da gente gostar de novo de ser brasileiro de verdade", revelou o artista.
Então, a gente está homenageando o Ariano [Suassuna (1927-2014)], a gente está tendo a chance de reviver nossos melhores palhaços, Selton e eu... É uma chance como ator, como artista, muito rara. É provavelmente meu melhor trabalho.
"Todos os dias da minha vida, há 25 anos, alguém sorri para mim na rua, e esse sorriso é para o João Grilo. Fiz personagens lindos após o Grilo, e alguns muito populares também, mas pessoas de todas as idades, do Brasil inteiro, quando sorriem para mim, sorriem para o Grilo", finalizou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.