Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

AMANTE DE DOM PEDRO

Mariana Ximenes analisa traição em Nos Tempos do Imperador: 'Luísa está errada'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mariana Ximenes chora em cena como Luísa em Nos Tempos do Imperador

Mariana Ximenes como Luísa em Nos Tempos do Imperador, novela das seis da Globo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/8/2021 - 8h09

Intérprete da condessa de Barral em Nos Tempos do Imperador, Mariana Ximenes não passa pano para a personagem. Na novela das seis da Globo, a nobre se apaixona por dom Pedro 2º (Selton Mello) e mantém um caso extraconjugal com ele. "Luísa está errada. Sofro por ela, mas é a amante", analisa a atriz.

No folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão, a preceptora das princesas é casada com Eugênio (Thierry Trémouroux), mas acaba se apaixonando pelo marido de Teresa Cristina (Leticia Sabatella). "Na época, tinha uma permissividade errada, ao meu ver, uma condescendência maior", alega a artista.

"Mas era amor, então, como julgar? Ao mesmo tempo, Luísa está errada. Sofro por ela, mas é a amante. É tanta subjetividade... Cada situação tem que ser analisada isoladamente e todo caso tem sua particularidade", completa Mariana em entrevista ao jornal Extra.

A relação extraconjugal entre o monarca e a condessa de Barral só foi descoberta no século 20, quando cartas dele para Luísa foram descobertas. "Meu pai encontrou um livro no sebo das cartas de dom Pedro 2º para ela. Eles combinaram de queimá-las, ele fez isso, mas ela não. Pude ver um pouco como o imperador escrevia para ela e como era esse sentimento", conta a atriz.

Eles viveram um amor avassalador. Era uma questão forte para a condessa, que é muito ética e tem respeito por Teresa, pela família e pelo império. É muito delicado e a personagem vai viver esse conflito diário, não vai ter jeito. Pedro também sofre porque o pai teve muitas amantes e ele recriminava isso.

Mariana Ximenes ainda destaca a importância de se conhecer a história do Brasil: "Só conheci Luísa quando li o livro da Mary del Priore sobre ela. A história é contada de uma ótica só e num ponto de vista apenas, mas temos outras pessoas que precisam ser enaltecidas".

"O núcleo da Pequena África, por exemplo, tem personagens muito fortes e importantes. No colégio, aprendemos muito pouco sobre esse tema. A abolição não foi só feita pela princesa Isabel. Tiveram vários outros heróis que ajudaram a chegar a esse ponto. Ela assinou a Lei Áurea, mas tem muita gente por trás que fomentou esse movimento", evidencia ela.

A atriz também consegue ver semelhanças entre seus pensamentos e os da personagem. "Como eu, Luísa quer uma sociedade mais igualitária com direitos para todos, sem qualquer tipo de preconceito, racismo, machismo. Já naquela época, ela lutava por respeito e liberdade e sou uma pessoa com esse propósito também. É louco pensar que a condessa tinha esses pensamentos na época dos 1800 e até hoje, em 2021, temos que falar sobre isso. Mas vamos continuar falando enquanto precisar", arremata.

Única novela inédita da Globo no ar, Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#71 - Dom Pedro usa artimanha sensual em Nos Tempos do Imperador!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.

Prêmio NTV Melhores do ano


Últimas de Nos Tempos do Imperador


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 30/11 a 11/12

Terça, 30/11 (Capítulo 98)
Zayla provoca Samuel e Pilar. Quinzinho beija Vitória, que desiste de partir. Guebo convida Justina para sair. Pilar revela para Dolores que Samuel é irmão de Tonico. Olu e Cândida descobrem que Zayla é amante de ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Qual foi o melhor telejornal ou programa jornalístico do ano?

Web Stories

+
Divórcio, tragédia e treta: 5 notícias que peões de A Fazenda 13 não sabemJuan Paiva rouba a cena em Um Lugar ao Sol; conheça a história do atorGui Araujo deixa A Fazenda 13 após expor lado prepotente e preconceituoso; relembreDe série na Netflix a aposentadoria: Por onde anda o elenco de O Cravo e a Rosa?Vladimir Brichta contracena com a filha em Quanto Mais Vida, Melhor; veja outros casos

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas