Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Haja Coração

'Mãe coragem' em novela, Marisa Orth quer provar que sabe fazer drama

Reprodução/TV Globo

Marisa Orth é uma feirante inculta que criou quatro filhos sozinha em Haja Coração - Reprodução/TV Globo

Marisa Orth é uma feirante inculta que criou quatro filhos sozinha em Haja Coração

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 7/6/2016 - 5h30

Marisa Orth é uma mãe italiana, que criou quatro filhos sozinha, chora muito e vive atormentada pelo desaparecimento do marido em Haja Coração, nova novela das sete da Globo. Para a intérprete de Francesca, a personagem é uma espécie de "mãe coragem". Com 29 anos de TV e apenas quatro novelas na carreira, a atriz afirma que está aproveitando a oportunidade para mostrar que também sabe ser dramática. "O papel tem muito drama: uma mãe de quatro filhos, pobre e brasileira. Fazer uma personagem popular é um desafio. Quero parecer essa feirante, grossa, sem cultura, essa pessoa do povo", diz.

Ela assume que é boa em comédia, sem falsa modéstia. Marisa sempre esteve na linha de shows da Globo. Foram seis anos no Sai de Baixo (1996-2006), Toma Lá Dá Cá (2007-2009), SOS Emergência (2010) e Macho Man (2011-2012), todas produzidas para se fazer rir. Ela mudou de gênero justamente em um momento em que o humor vive um momento de valorização.

Mas a atriz afirma que sempre achou novela um produto nobre e muito importante para o brasileiro. Fez poucas por uma questão pessoal. Ela mora em São Paulo e optou por acompanhar o crescimento de seu filho, que agora tem 17 anos. Folhetins costumam exigir um ano de dedicação total, quase sempre no Rio de Janeiro.

"Fui criada vendo novela, minha mãe sempre quis que eu fosse a mocinha. Morreu sem ver, já idosa. Mas eu também entendi logo cedo que não seria a mocinha. Eu nunca fui a Julieta. Fiz Escola de Artes Dramáticas [EAD, da Universidade de São Paulo]. Meu primeiro papel, com 18 anos, foi Mefistófeles [de Fausto, texto trágico do escritor Johann Wolfgang von Goethe]. Eu estreei como o diabo. Aí, eu já vi que o negócio era baixar as expectativas. Depois, eu fiz uma obra em cima do Nelson Rodrigues. Só pegava senhorinhas, as donas de bordel. Eu tinha 19 anos. Tem tanto papel bom que não é o de mocinha. Aliás, eu tenho pena da mocinha", comenta.

sergio zallis/tv globo

Sabrina Petraglia, Marisa Orth, Jayme Matarazzo, Mariana Ximenes e Chandelly Braz 

Em Haja Coração, Francesca pertence ao núcleo do bem. Marisa não contracena com os humoristas da trama, concentrados na família Abdala, rival de sua personagem. Ela brinca com o fato de ter quatro filhos adultos na história. "Em TV, a gente tem filho muito cedo. Me deixaram mais velha, e meus filhos [os atores] são mais novos na trama do que são na realidade. Mas eu estou bem, né? Sou uma matrona sexy, sempre com decotão", fala.

Botox e malhação

A atriz parou de fumar e diz que está mais difícil manter a forma. Ginástica é o seu "remédio". "De vez em quando, rola uma dermatologia mais pesada. Comecei a conhecer aquelas aparelhos da dermatologista. Você vê e pergunta: 'É para que?'. São lasers e outras coisas, mas não funciona. Uma época tentei um para perder barriga, fiz dez sessões, não rolou. Abdominal é muito melhor e mais barato! Eu acredito em ginástica mesmo."

Ela conta que é adepta do uso de botox e que o seu está vencido. Conta que, inclusive, vai fazer aplicação na testa em breve, mas sempre com moderação porque uma atriz não pode perder expressão.

Depois da novela, Marisa já tem outra missão diante das câmeras, a segunda temporada de Odeio Segundas, do GNT. "É do Alexandre Machado e Fernanda Young, e eu amo essa dupla. Eles são craques. A voz da narração é da Fernanda. Eles são puristas do mau humor. Essa é uma área que eles dominam. São meus amigos pessoais e posso falar. Eles cultivam um mau humor ácido, destilado."

Questionada se é mal-humorada, ela dispara: “Não queira me ver de manhã. Sou uma pessoa ruim. Sou da turma pessimista. Zero fé na humanidade. Quem tem fé na humanidade é a mocinha de novela. Comediante não tem nenhuma. Eu sempre espero o pior. Sou uma pessoa negativa", confidencia.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Resumos Semanais

Resumo da novela Haja Coração: Capítulos de 19 a 20 de março

Sexta, 19/3 (Capítulo 137)
Teodora transfere bens para Aparício e volta para ilha com Tarzan. Tancinha faz surpresa para Francesca no Teatro Municipal. Penélope descobre que está grávida de Henrique. Shirlei anuncia novidade para a família. Tancinha pede desculpas para ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.