Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tudo pela arte

Mocinha com câncer de Eta Mundo Bom! diz que rasparia os cabelos pela novela

Renato Rocha Miranda/TV Globo

Giovanna Grigio (Gerusa) em cena de Eta Mundo Bom!, novela das seis da Globo - Renato Rocha Miranda/TV Globo

Giovanna Grigio (Gerusa) em cena de Eta Mundo Bom!, novela das seis da Globo

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 7/6/2016 - 5h29

Em seu primeiro trabalho na Globo, Giovanna Grigio, 18 anos, está disposta a raspar seus belos cabelos para contar a história dramática de Gerusa, personagem de Eta Mundo Bom!. Nos próximos capítulos da novela das seis, ambientada nos anos 1940, a garota descobrirá que tem leucemia, um tipo agressivo de câncer, e iniciará o tratamento de quimioterapia, que costuma fazer os cabelos caírem. "Se for preciso [cortar os cabelos na raiz], a gente pode conversar sobre isso. Não descarto", afirma.

Foi depois de dois anos interpretando a protagonista Mili, de Chiquititas, no SBT, que Giovanna passou no teste para a trama de Walcyr Carrasco. Gerusa, uma menina superprotegida pela tia, foi inspirada em uma vizinha da infância do autor. O tratamento que a iniciará pode colocar a atriz no mesmo dilema que Marina Ruy Barbosa viveu em 2013, na novela Amor à Vida, também de Carrasco.

Marina Ruy Barbosa na versão fantasma de Nicole

Na época, estava previsto que a ruivinha rasparia a cabeça para na fase de tratamento da doença, mas Marina, ao contrário de Carolina Dieckmann em Laços de Família (2000), se recusou a cortar os cabelos. Carrasco, então, resolveu matar a personagem Nicole, que continuou na trama como um espírito que rondava sua antiga casa. Tanto atriz quanto autor negaram que tenha havido desentendimento sobre a questão do cabelo, mas a atitude de deixar Marina Ruy Barbosa assombrando a mansão no restante da história foi encarada como uma espécie de punição.

"Só sabia que Gerusa teria uma doença, só fiquei sabendo que era leucemia quando o capítulo chegou. Acho que isso foi até legal, porque, como a personagem tinha a questão da dúvida de qual era a doença, me ajudou de certa forma", conta Giovanna, que ainda não foi informada se a personagem ficará ou não careca.

"Nada foi falado comigo, então realmente não sei se vai chegar a acontecer algo do tipo. Mas vamos ver o que o Walcyr está guardando pra mim", afirma. "Acho legal também o raspar a cabeça, se entregar ao personagem. Mas sem precipitações, nada aconteceu até agora", completa.

Enquanto o destino de Gerusa ainda não se define, Giovanna investe no estudo de referências para viver a fase inicial da doença da personagem. "Estou me preparando mais para questões de atuação, nas minhas referências como atriz para trazer a emoção certa. Acho que a caracterização é um bônus quando a história é boa", fala a garota, que assistiu aos filmes Uma Prova de Amor (2009), com Cameron Diaz, e Tudo por Amor (1991), com Julia Roberts, para se inspirar.

Nas próximas cenas, que vão ao ar a partir desta quarta-feira (8), Gerusa descobrirá a verdade sobre sua doença e, com o apoio do noivo, Osório (Arthur Aguiar), decidirá iniciar o tratamento. "Depois que descobri que a Gerusa tinha leucemia, fui pesquisar sobre o assunto. Não quis me aprofundar muito também. Como na época era uma doença que não se sabia muito, quis me preservar um pouco de tanta informação", explica. Ao ver que a amada está abalada pelas primeiras sessões intensas de medicação, Osório resolverá adiantar a data do casamento.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.