Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EXTREMO OPOSTO

Mãe amorosa em Renascer, Camila Morgado não quer filhos na vida real: 'Julgada'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Camila Morgado chora com a mão no rosto; ela segura um guarda-chuva

Camila Morgado é dona Patroa em Renascer: personagem na novela é uma mãe amorosa e sofredora

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 7/5/2024 - 18h00

O papel da dona Patroa de Renascer não poderia cair em uma atriz mais diferente da personagem do que Camila Morgado. Acostumada a viver mulheres ricas e fortes, a atriz está se reinventando na pele de uma dona de casa simples e submissa aos mandos e desmandos de um marido. Nesta nova fase da agora ex-mulher de Egídio (Vladimir Brichta), a ruiva vai encarnar ainda mais o papel da mãe zelosa --um título que sua intérprete decidiu não ter.

"Ela ama ser mãe, a maternidade pra ela é uma coisa importante. Mas acho que a maternidade é muito pesada para as mulheres, é tudo muito desigual. Na própria novela tem a Eliana [Sophie Charlotte], que não quer ter filho, e tudo bem, tudo ótimo. Mas a sociedade julga a mulher. A mulher é julgada pelo mundo todo, porque a sociedade nos vê tendo que ser mãe. Se você não for mãe, parece que tá devendo. E eu não sou mãe. Tô devendo?", provocou Camila em conversa com o Notícias  da TV.

Dona Patroa passará por muitas experiências novas depois de abandonar a vida de submissão ao lado de Egídio. A atriz, no entanto, entende a demora dela em tomar uma atitude mais drástica para evitar o assédio que vivia no casamento.

"Ela acredita que, pelos dogmas da religião dela, ela tem que servir ao marido, ela veio pra servir. E, caso alguma coisa esteja saindo fora do casamento, como ela esperava, é porque ela está orando pouco. Mas essa mulher vai se transformando, se libertando desses dogmas, vai passar por uma reflexão muito grande. Ela vai entender que está sofrendo uma violência doméstica, um abuso moral", explicou Camila.

Aos 49 anos e em sua nona novela, a atriz nunca havia feito um trabalho tão distante de sua realidade e sua personalidade. "Fiquei muito contente quando me chamaram pra fazer esse papel, porque sempre me chamam pra papéis em que sou rica, venho de uma família ali da Zona Sul [do Rio de Janeiro], privilegiada... É o estereótipo, né?", apontou.

"Essa personagem é exatamente o oposto de tudo o que já fiz, completamente diferente do que eu venho fazendo. É uma mulher rica, mas é uma mulher submissa, uma excelente dona de casa, uma crente fervorosa e conservadora", listou Camila.

A atriz relembrou que o início das gravações de Renascer não foi fácil para ela. A quantidade de cenas pesadas envolvendo a personagem e o coronel interpretado por Vladimir Brichta fizeram mal até mesmo à sua saúde. Mas nada que um alongamento e uma concentração não resolvessem.

"No primeiro dia de gravação, eu cheguei em casa com uma dor no corpo horrorosa. Com muita dor aqui na mandíbula, porque eu tinha que fazer as cenas com sotaque baiano. Então, como era uma coisa diferente pra mim, eu acho que eu tensionei muito. Eu já cheguei em casa, me alonguei, porque eu tenho muita disciplina, usei minhas coisas, minhas bolinhas para tirar dor. No dia seguinte, eu já estava sem as dores", lembrou.

"Mas aí é engraçado que a gente, quando começa a fazer um personagem, a gente não sabe no que vai dar. Eu cheguei em casa, assim, destruída. E aí é que você vai conhecendo a energia daquele personagem. Tô amando a dona Patroa. É um personagem muito necessário, e é muito bom falar dessas mulheres que cuidam da casa com tanto esmero sem nenhum tipo de remuneração e reconhecimento".

'Adoro fazer novela'

Sem contrato de exclusividade com a Globo desde 2011, Camila Morgado já experimentou fazer séries e filmes em plataformas de streaming como o Prime Video e a Netflix. Apesar de gostar de variar os tipos de trabalho, a atriz confessa dar muito valor às novelas.

"A novela faz parte do nosso universo. A gente é noveleiro. Faz parte da nossa cultura. Você pensa no Brasil, você pensa numa novela. Não tem como. É a minha família, são amigos. Todo mundo tem uma novela preferida. É muito legal fazer o streaming. É muito legal ser conhecida no mundo. Mas é muito legal ser conhecida no meu país. Eu tenho muito orgulho de trabalhar aqui. Ser conhecida aqui. Faz parte do nosso universo. Faz parte do nosso imaginário. E chega em cada cantinho. Eu adoro fazer novela", declarou Camila.

A atriz reconheceu, no entanto, que não é nada fácil ficar no ar durante sete meses. "É pesado, é um trabalho desgastante. A gente trabalha de segunda a sábado. Eu acho que são 11 ou 12 horas por dia. A gente é igual professora. A gente carrega o trabalho pra casa e tem que decorar pro dia seguinte. Então a nossa folga é domingo, mas ninguém folga no domingo, porque a gente decora e dorme. É muito desgastante, mas é muito legal", finalizou.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 24/6 a 6/7

Segunda, 24/6 (Capítulo 133)
Egídio concorda em abrigar Mariana em sua casa. João Pedro mostra a Sandra sua intenção em resgatar o amor da mulher. Lu gosta de saber que João Pedro aceitou o negócio proposto por Bento. Augusto questiona ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.