Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Machismo? Lumiar vira nova vilã de Vai na Fé, mas é mais uma vítima de Theo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Lumiar (Carolina Dieckmann) encara Theo (Emilio Dantas), que está de costas na imagem, em cena da novela Vai na Fé

Lumiar (Carolina Dieckmann) e Theo (Emilio Dantas) em Vai na Fé: relacionamento abusivo?

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 22/6/2023 - 6h25

Lumiar (Carolina Dieckmann) conquistou a antipatia do público desde que passou a defender Theo (Emilio Dantas) com unhas e dentes em Vai na Fé. Só que a maioria dos telespectadores parece não perceber que a advogada também é uma vítima das manipulações do vilão, embora esteja em um estágio inicial do relacionamento abusivo. Ela, inclusive, correrá perigo assim que começar a ver o lado podre do empresário na novela das sete da Globo.

Nas redes sociais, não é difícil encontrar comentários raivosos sobre as atitudes da professora. Parece até que o público despeja mais ódio nela do que no próprio criminoso --uma mistura de machismo com culpabilização da vítima. Claro que Lumiar também cometeu erros no folhetim, mas nada comparado aos crimes de Theo para angariar tantos ataques.

Afinal, o executivo se aproximou da criminalista em um momento de extrema fragilidade e carência. Ela encarava a iminência do divórcio de Ben (Samuel de Assis) e chegou a admitir que não conseguia ficar "sozinha" afetivamente. Um atrativo e tanto para um manipulador.

Aos poucos, o crápula ainda fez a advogada acreditar que ele vivia um relacionamento aberto com Clara (Regiane Alves), além de usar a clássica desculpa de que o casamento só era mantido por conveniência. Mesmo detestando o rótulo de amante, a loira se deixou levar pelas carícias do cínico.

Theo também vive repetindo que só Lumiar é capaz de mudá-lo e transformá-lo numa pessoa melhor --outro papinho bastante comum em relações tóxicas. A criminalista ainda se sente em dívida por ele ter levado um tiro para protegê-la de um atentado e por ter salvado Dora (Claudia Ohana).

As manipulações do ricaço deixaram a personagem de Carolina Dieckmann cega, a ponto de realmente acreditar nas mentiras dele sobre Ben e Sol (Sheron Menezzes) e não enxergar os sinais de alertas dados por Clara. Até Lui (José Loreto) já tentou abrir os olhos da ex-irmã.

Infelizmente, a situação é bastante similar ao que ocorre fora da ficção. Muitas vítimas de relacionamentos abusivos não enxergam a realidade, mesmo quando pessoas próximas tentam avisar sobre os perigos de continuar com o agressor. Culpá-las por não sair de tal relação é um grave erro.

Lumiar descobre o caráter de Theo

Como o abusador não consegue sustentar durante muito tempo a máscara de bonzinho, a professora do Icaes começará a ver o lado mais violento do seu cliente nas próximas semanas. Ela já se assustou com a postura agressiva dele ao ser contrariado, com direito até a soquinho na parede --mais um sinal comum entre agressores.

Mas o maior aviso de que Theo não é quem Lumiar pensa acontecerá no capítulo desta quinta (22). O vilão terá um pesadelo e, supostamente ainda dormindo, tentará estrangular a advogada.

A filha de Fábio (Zécarlos Machado) ficará apavorada com o ataque e o expulsará de casa. "Você tava me sufocando. Achei que ia me matar! Seu rosto... Tava transtornado, eu nunca vi ninguém daquele jeito. Frio, sem emoção", perceberá ela.

Ainda que lentamente, a criminalista se dará conta de que esteve do lado errado todo esse tempo. Ela confrontará o amante depois de receber o vídeo de Grazi (Lorena Lima) sendo ameaçada para não denunciar o estuprador.

Porém, o crápula conseguirá novamente manipular Lumiar --dessa vez com a ajuda de Ricardo (Heitor Martinez), com quem, aliás, a advogada já viveu um relacionamento tóxico no passado.

Orfeu (Jonathan Haagensen) também fará questão de escancarar a verdade depois de ser preso e abandonado pelo "sócio". "O Theo é podre! O vídeo é só a ponta do iceberg. Eu ameacei mais duas pra conseguir livrar a barra daquele pilantra!", contará ele para a loira.

Depois de uma conversa com Kate (Clara Moneke), a defensora cairá em si e entenderá que foi mais uma vítima de Theo. Resta saber se a autora Rosane Svartman dará um castigo à altura de tantos abusos e crimes cometidos pelo vilão, já que ele sairá livre, leve e solto do julgamento pelo estupro de Janaína (Tulanih).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vai na Fé e outras novelas.


Resumos Semanais

Vai na Fé: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 11 a 12/8

Sexta, 11/8 (Capítulo 179)
Emissora não vai divulgar o resumo. Sábado, 12/8 (Capítulo 179)
Reapresentação do último capítulo. Os capítulos de Vai na Fé são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio Inscreva-se no canal do ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.