FUZUÊ VEM AÍ!
JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO
O autor Gustavo Reiz estreia na Globo com a novela Fuzuê, que entra no lugar de Vai na Fé
Com 18 anos de carreira na TV aberta, o autor Gustavo Reiz assina sua primeira novela na Globo com Fuzuê, que estreia no próximo dia 14. A trama vai substituir a bem-sucedida Vai na Fé e terá de encarar o luto dos fãs e, principalmente, as críticas e as comparações entre as histórias. Mas isso não tira o sono do novelista, que afirma que a única cobrança que existe é a dele mesmo.
"Eu vibro muito pelo sucesso de Vai na Fé. Primeiro, porque adoro a novela e acho que o sucesso de uma novela é o sucesso do gênero. Eu sou um novelista noveleiro. Quanto mais novelas fazem sucesso, melhor. Como telespectador, eu sempre recebi com muito carinho as histórias que vinham pela frente e, geralmente, com temas distintos", diz Gustavo Reiz.
Fuzuê é uma novela típica da faixa das 19h: uma comédia romântica, recheada de personagens caricatos, com pitadas de drama. Tem caça ao tesouro, mãe de mocinha desaparecida e uma loja extremamente popular que serve de principal cenário para conectar todo mundo.
Para o autor, a mudança de gêneros significa entregar outras possibilidades artísticas e temáticas ao telespectador. Ele diz que se emociona por entrar na grade de uma emissora que exibe clássicos como Mulheres de Areia (1993).
reprodução/TV globo
Marina Ruy Barbosa como Preciosa
"Eu via e vibrava com aquilo, e foi isso que me tornou também um apaixonado por novela", declara, antes de continuar: "Claro que estrear na Globo é estrear na emissora que eu cresci assistindo, que me formou como telespectador. Eu lembro que eu prestava muita atenção, quando assistia às novelas, na estrutura do capítulo, na coesão das cenas, na trilha sonora...", recorda-se.
Bastante empolgado, o autor diz que a única cobrança que pesa sob seus ombros é a interna. "Todo mundo faz novela para fazer sucesso. É muito trabalho. Quantas pessoas estão envolvidas? Ninguém faz nada sozinho, né? A expectativa é que realmente agrade ao telespectador e abra caminho para tantas outras que vêm por aí."
Fuzuê tem como fio condutor as histórias de Luna (Giovana Cordeiro) e Preciosa (Marina Ruy Barbosa), duas mulheres que vivem em universos completamente diferentes, mas que têm mais em comum do que imaginam. A designer de joias humilde é a heroína. Ela vende artesanato na Lapa (região central do Rio de Janeiro) e está, há cerca de um ano, em busca da mãe desaparecida, Maria Navalha (Olivia Araújo).
Preciosa é a malvada da saga contemporânea. Ela é conhecida como a poderosa empresária dona da joalheria Conde de Montebello. Herdou o patrimônio do pai, César Montebello (Leopoldo Pacheco), que também era explorador e caçador de tesouros.
reprodução/tv globo
Luna (Giovana Cordeiro) vende biojoias
Documentos que foram deixados por ele indicam a localização de uma fortuna escondida no Centro da cidade. O tesouro teria pertencido a uma mulher conhecida como Dama de Ouro, que vivera no período imperial, e estaria localizado no lugar onde hoje se situa a Fuzuê. Trata-se de uma loja de departamentos especializada em produtos tipicamente brasileiros e que costuma movimentar o Rio de Janeiro com suas promoções e festas.
A Fuzuê foi fundada por Nero Braga e Silva (Edson Celulari), um ex-feirante que se orgulha de suas raízes. A loja também é o local onde a mãe de Luna foi vista pela última vez antes do seu misterioso desaparecimento. Por motivos diferentes, Luna e Preciosa terão a Fuzuê como ponto de partida.
Na carta deixada por César à filha, além do mapa do tesouro, ele revela que teve outra herdeira, com quem Preciosa deverá dividir seu patrimônio. A irmã bastarda da ex-ricaça, já que a empresária está falindo, é Luna. Mas a ruiva vai se negar a reconhecer a existência da meia-irmã, queimando todos os documentos relacionados ao paradeiro e à identidade dela.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Vai na Fé e outras novelas.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Fuzuê: Resumo dos próximos capítulos da novela da Globo - 28/2 a 2/3
Quarta, 28/2 (Capítulo 171)
Nero é acusado de sonegação de impostos. Vieira ameaça abandonar a defesa de Pascoal. Francisco discute com Nero e Miguel. Soraya conversa com Luna sobre Merreca e Francisco. Nero confirma a fraude cometida por Francisco. Heitor ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.