Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AGORA EM REPRISE

Leo Jaime celebra reprise de Novo Mundo: 'Muita gente não conseguia assistir'

RAQUEL CUNHA/TV GLOBO

O ator Leo Jaime com trajes históricos, caracterizado como dom João 6º, ergue as mãos em cena da novela Novo Mundo

Leo Jaime caracterizado como dom João 6º em Novo Mundo, novela que volta ao ar nesta segunda (30)

REDAÇÃO

Publicado em 30/3/2020 - 5h53

A reprise de Novo Mundo, que a Globo começa a exibir nesta segunda (30), tem um gostinho especial para Leo Jaime. O ator e cantor foi muito elogiado por sua atuação como dom João 6º, mas acredita que boa parte do público não pôde ver a novela durante sua exibição original, em 2017. Agora, com todo mundo em isolamento social por causa do novo coronavírus, seu trabalho poderá ser conferido por mais pessoas.

"Tem muita gente feliz que a novela vai voltar. Nesse horário das 18h, muita gente não conseguia assistir. Agora, confinados, vão poder ver. Foi muito boa a escolha de trazer essa edição especial da novela", valoriza ele. "De qualquer forma, estar entretendo as pessoas que estão em casa é o papel da arte. Nesse período de confinamento, poder dar uma diversão e uma alegria."

O artista de 59 anos ainda valoriza que a trama das seis, de certa maneira, é também uma aula.

"Eu acho bacana ter sido feita essa novela que conta um momento delicado da história do Brasil. O brasileiro precisa conhecer melhor a sua história, sua origem lusitana, para saber como as coisas foram ficando do jeito que estão hoje. O Brasil usa muito os Estados Unidos como referência. Isso é comum, mas a nossa origem é outra", alfineta o ator e músico.

Ele mesmo admite que aprendeu muito com seu personagem. "[Dom João] Era muito inteligente, um jogador. Muito discreto. Ainda que ele parecesse tolo ou que não tinha muito pulso, ele na verdade sabia fazer as coisas acontecerem no tempo dele. Foi um grande amante do Brasil. Ele quis viver aqui. Ajudou muito no desenvolvimento do Brasil. Amar o Brasil e reconhecer as nossas qualidades é uma das dicas do personagem que podem servir para todo mundo", ressalta.

Apesar de ser mais conhecido por sua faceta musical do que pela de ator, Leo Jaime já até havia interpretado o regente antes. "Tinha feito ele em um musical de teatro. Depois, fui convidado a vivê-lo de novo [na novela]. Eu não costumo fazer personagens de época, mas achei uma experiência muito rica para mim. Ter sido convidado para ser um personagem histórico foi muito importante. Eu sabia que a geração nova, quando pensasse no dom João 6º, ia se lembrar de mim", ressalta.

Carinho paternal por Caio Castro

A participação de Leo Jaime na trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson é curta, apenas durante as primeiras semanas de Novo Mundo, mas ainda assim rendeu sequências memoráveis. Uma das que o ator mais deseja rever agora é um momento entre seu personagem e dom Pedro (Caio Castro) que consegue balancear a importância histórica dos dois com um momento terno de pai para filho.

"Uma cena que eu gosto muito é uma que eu fiz com o Caio Castro, que é dom Pedro 1º, sendo aconselhado pelo pai. É uma cena emotiva, interessante, que foge dos clichês. O pai passa pro filho as dificuldades de ser um rei, um imperador, uma figura cujas escolhas pessoais resultam em acontecimentos que importam na vida de uma nação. É uma cena delicada, muito bem escrita e que gostei muito de ter feito. Uma subversão dessa imagem caricatural que existe em cima de personagens históricos. Uma relação de afeto entre pai e filho", lembra Leo.

E o carinho do ator não é apenas pelo seu herdeiro na ficção. Ele conta que todos os atores da novela ainda mantêm contato, mesmo três anos depois de sua estreia. "Nós mantemos um grupo de WhatsApp até hoje. É sempre muito rico encontrar os amigos. Fiz umas cenas com a Ingrid Guimarães em Bom Sucesso [2019]. É sempre muito bom manter um contato com as pessoas que a gente trabalhou", elogia ele.

A reprise de Novo Mundo vai ocupar a faixa das seis até a situação mundial com a Covid-19 se estabilizar e as gravações nos Estúdios Globo serem retomadas. Depois, a novela será substituída por Nos Tempos do Imperador --que funciona, na prática, como uma continuação da história, já que mostrará a vida de dom Pedro 2º, personagem de Selton Mello, como governante do Brasil Império.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas no podcast Noveleiros

Listen to "#8: O que podemos esperar das novelas reprisadas?" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Novo Mundo e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Novo Mundo: Capítulos de 28 e 29 de agosto

Sexta, 28/8 (Capítulo 131)
Anna consegue se soltar e ataca Thomas. Piatã tem um pressentimento sobre Anna. Domitila assiste à coroação de dom Pedro. Matias se casa com Luana. A casa de Sebastião é incendiada e Libério o socorre. Piatã ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.