'FAZER PONTA'
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM e TV GLOBO
Cristina Prochaska em foto recente e em Vale Tudo (1988): atriz toparia convite para o remake
Longe da TV desde 2012, quando fez uma participação na série As Brasileiras, Cristina Prochaska afirmou que toparia um convite da Globo para uma ponta no remake de Vale Tudo. Intérprete de Laís na novela de 1988, a atriz ainda sugeriu que a emissora chame artistas da primeira versão para participações na adaptação --assim como aconteceu em Pantanal (2022), por exemplo.
"Seria legal que todos os artistas do elenco original pudessem fazer uma ponta. As pessoas que têm Vale Tudo no coração iam adoram ver aquela Cristina de 30 e poucos anos agora com 66", comentou em entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.
A artista disse que ainda é reconhecida pelo papel na trama de Gilberto Braga (1945-2021), Leonor Bassères (1926-2004) e Aguinaldo Silva. "As pessoas me param aonde quer que eu vá para me dizer assim: 'Queria que você soubesse como me ajudou com a Laís.' Ouço isso de uma mãe que passou a entender o filho [homossexual], ouço de uma mulher [lésbica] que conseguiu contar para os pais", relatou.
Na novela original, Laís vivia um relacionamento amoroso com Cecília (Lala Deheinzelin). Por causa da Censura Federal da época, o casal sofreu com diversos cortes. Mesmo com os vetos, a história ainda discutiu os direitos em uniões homoafetivas depois que Cecília morreu em um acidente de carro. Laís teve de brigar com o cunhado para ficar com a pousada que as duas construíram juntas em Búzios (RJ).
Na nova versão, prevista para estrear em março de 2025, a autora Manuela Dias dará mais destaque para o casal lésbico. Maeve Jinkings e Lorena Lima assumirão as personagens, que serão casadas oficialmente e estarão em processo de adotar uma criança.
"Muito legal subir esse patamar. Naquela época, a gente ainda estava vivendo sob censura. Hoje em dia você pode falar sobre tudo aquilo sem ter um censor sentado no estúdio ou lendo os roteiros antes", explicou Cristina. "O assunto [relacionamento homoafetivo] ainda enfrenta, em alguns momentos, preconceito e tabu, mas já melhorou muito. É importante que elas tenham esse destaque", valorizou.
A atriz também aprovou a escalação de Maeve Jinkings para viver Laís na adaptação. "O que eu já vi dela gostei", comentou. Ela ainda falou sobre a escolha de Taís Araujo para interpretar Raquel: "É uma excelente escolha, e acho sensacional ser uma mulher negra".
Cristina Prochaska foi candidata à Prefeita de Ubatuba, cidade no litoral norte de São Paulo, nas eleições deste ano --mas teve apenas 0,77% dos votos. Ela também se dedica ao teatro e cinema, além de dar aulas de fotografia.
"O meu objetivo de vida hoje é criar pontes para que pessoas possam melhorar a vida por meio da arte e da cultura", afirmou. "Eu tive o lado glamuroso da profissão e foi bacana, mas a minha raiz é muito diferente disso", completou.
Cristina começou a carreira na TV na novela Plumas & Paetês (1980). Também trabalhou como apresentadora e comandou, por exemplo, programas como Vídeo Show (1983-2019) e Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Atuou ainda em Felicidade (1991), História de Amor (1995), A Indomada (1996) e Viver a Vida (2009).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.